Detran passa a emitir carteira de motorista em 24 horas

JB Online

RIO - O Detran passa a emitir, a partir deste mês, a Carteira Nacional de Habilitação em 24 horas para os usuários que agendarem exame prático a partir de junho e que forem aprovados na avaliação. O novo prazo vale para a primeira habilitação, adição e mudança de categoria.

A medida substituirá o prazo antigo, quando a CNH era entregue ao usuário em até oito dias, contados a partir da aprovação na prova prática, de acordo com assessoria do Detran.

- Essa é mais uma conquista dos usuários do Detran. A nossa meta de melhorar os serviços continua, com a qualidade e a agilidade que a população espera - declarou o presidente do Detran, Antonio Francisco Neto.

A tecnologia foi a ferramenta que possibilitou o novo prazo. Até o final de maio, os resultados dos exames práticos eram registrados manualmente em papel, e encaminhados para a sede do departamento. Essa logística resultava em até oito dias para a CNH chegar no posto.

Agora, os resultados são incluídos no sistema informatizado do Detran assim que as avaliações são concluídas. A emissão é feita em até 24 horas e depois o documento é encaminhado ao posto. A expectativa do departamento é que os usuários já tenham o documento em mãos em até dois dias, dependendo do lugar do estado onde for dada a entrada do procedimento.