JB Online
RIO - Fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), que atuavam na fiscalização ao transporte de passageiros na Grota Funda, em Sepetiba, Zona Oeste do Rio, flagraram, na manhã desta quarta-feira, um condutor de van portando cartão falso de motorista-auxiliar. Eduardo Lara de Lima foi levado para a 43ª DP (Sepetiba), na Praia da Brisa, para prestar esclarecimentos.
O flagrante aconteceu quando os fiscais do Detro pararam a van placa LTL-0599, que fazia a linha Santa Cruz-Barra da Tijuca. O documento do veículo estava regular, mas a carteira de motorista-auxiliar apresentada pelo motorista não tinha a marca d'água rosada que consta no documento oficial normalmente expedido pela Subsecretaria Municipal de Transportes (SMTR).
A fiscalização do Detro recebeu denúncias de que falsificadores estariam atuando no setor na venda de um "kit alegria" a proprietários de veículos "piratas", do qual constariam a licença para transporte de passageiros, cartões de motorista e motorista-auxiliar, além de faixas para adesivamento de vans e kombis. Ainda, segundo denúncias, que até agora não foram confirmadas, as falsificações estariam ocorrendo, principalmente em linhas municipais.