JB Online
RIO - A Praça Serzedelo Correa, localizada entre as ruas Siqueira Campos, Hilário de Gouveia e Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, será reinaugurada nesta terça-feira, depois de uma reforma que durou seis meses. A prefeitura gastou cerca de R$ 300 mil, com o replantio da grama inglesa e de 20 mil mudas, entre espécies de forração, vegetação rasteira e flores, em toda área ajardinada, além de clorofito, jibóia, margaridão, solanun, zebrina, erica, pingo de ouro, periquito rosa, hemigrafis, singoniun, entre outras. O gradil foi reformado e foram instalados 11 postes com iluminação dupla, no lugar onde era o posto de saúde. O saibro foi recomposto e as pedras portuguesas foram repostas.
Na área de lazer ampliada para a garotada, foi instalado um conjunto de equipamentos nos tamanhos pequeno e grande, de balanço, escorrega, gangorra e gaiola gínica.
A área coberta de jogos também foi reformada, com a implantação de 20 conjuntos de luminárias e o conserto do telhado.
Outra novidade é o prédio de alvenaria da Guarda Municipal, que terá vestiário com chuveiro, depósito e banheiro, que será usado pelos guardas em serviço.
Sobre a praça
Construída, em 1893, pela Cia. Ferro Carril Jardim Botânico, quando da inauguração da estação de bondes de Copacabana. Levou, inicialmente, o nome de Malvino Reis, então diretor da companhia. Era bastante simples: resumia-se a um areal com vegetação rasteira.
Sofreu melhoramentos em 1910, na gestão do Prefeito Serzedelo Correia, recebendo, no ano seguinte (1911), o Chafariz das Saracuras, que até então estava no pátio interno do Convento da Ajuda e que seria, em 1917, transferido para a Praça General Osório, em Ipanema, onde está instalada até hoje.
Designada Serzedelo Correia por decreto de 1917, em homenagem a Inocêncio Serzedelo Correia, prefeito da cidade (1909-1910). A Praça sofreu muitas alterações nas décadas de 1940 e 1950. Em 1992 foi reurbanizada e gradeada.