JB Online
RIO - Nesta terça-feira, a partir das 8h, o Instituto Municipal da Mulher Fernando Magalhães, no Flamengo, Zona Sul do Rio, realiza em sua sede uma série de atividades educativas e de pesquisa, com o tema "Saúde, Poder e Cidadania". O evento faz parte da Semana de Enfermagem da unidade, que comemora o Dia Mundial do Enfermeiro (12 de maio) e o Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (20 de maio).
A proposta do encontro é refletir sobre a importância da participação social ativa dos profissionais de Enfermagem, sobretudo nos espaços governamentais e não-governamentais, durante os 20 anos de construção do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além dessa pauta, serão debatidos também, entre outros assuntos, Poder e Controle Social; Poder, Cidadania e Cuidado; e Garantia das Liberdades, Direitos Sociais e Econômicos, com ênfase no direito ao trabalho, à educação, e à saúde e Garantia do Padrão de Qualidade de Vida o que inclui inserção cultural e segurança ambiental.
Durante o evento, que acontece até as 17h, haverá palestras, discussões e apresentações de trabalhos científicos. Durante os encontros, no hall do 3º andar do Instituto Fernando Magalhães, haverá apresentação de pôsteres sobre os temas abordados e a valorização da Enfermagem.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Para saber mais detalhes, o interessado pode entrar em contato através do telefone (21) 2580-8343, ramais 240 ou 249, ou pelo endereço eletrônico [email protected].
Confira a programação completa:
" 8h - Abertura, com Dra. Carmen Athayde, Diretora do HMFM; Enf. Liane Savary, Diretora de Divisão de Enfermagem do HMFM; e Prof. Lourdes Gomes, Presidente do Centro de Estudos do HMFM.
" 8h30 - "Conhecendo a nossa história: do empírico ao científico", com apresentação do Vídeo A história de Florence Nightingale .
" 9h - E por falar em Enfermagem... , com a Prof. Dra. Maria Aparecida de Luca, da Escola de Enf. Alfredo Pinto/UNI-Rio.
" 9h40 Mesa Redonda sobre "Episiotomia: Discutindo Poder e Cidadania", com Herbert Marcelo Masson, médico obstetra do HMFM; Adriana Fonseca dos Passos Bento, enfermeira obstétrica do HMFM; Mirian Calisman, psicóloga; e Leila Gomes Ferreira de Azevedo, enfermeira-diretora da Casa de Parto David Capistrano Filho.
" 10h40 - Intervalo
" 11h - Mesa redonda
" 12h30 - Almoço
" 14h Apresentação de trabalhos científicos