Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta

JB Online

RIO - Nesta sexta-feira é o último dia da campanha de vacinação contra a gripe em idosos. Até hoje, cerca de 1,1 milhão de pessoas foram vacinadas em todo o Estado do Rio de Janeiro. A meta é imunizar 1,4 milhão de pessoas, cerca de 80% da população fluminense com 60 anos de idade ou mais. Nos 92 municípios, 1.300 postos estãrao aplicando a vacina até as 17h.

A dose é contra-indicada para quem tem alergia aos componentes, em especial à proteína do ovo. Pessoas com doenças neurológicas também não podem ser imunizadas. Quem estiver gripado, com febre ou algum sintoma de dengue deve deixar para se vacinar depois.

Quanto aos efeitos colaterais, a vacina pode provocar reações como dor leve e vermelhidão no local da aplicação, febre branda, mal-estar ou dores no corpo. Esses sintomas deverão desaparecer no prazo de 24 a 48 horas.

A realização da campanha durante o outono foi uma decisão estratégica das autoridades de saúde. É que a vacina demora duas semanas para começar a proteger os imunizados, e são necessárias quatro semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Portanto, até o inverno - época do ano em que aumenta a circulação do vírus da gripe os idosos estarão protegidos contra a doença.

Com informações do governo do estado.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais