ASSINE
search button

Presidente Lula considera as UPAS salvação da saúde no Rio, diz Cabral

Compartilhar

Ludmilla Rabello, JB Online

RIO - Foi inaugurada nesta quarta-feira, na Tijuca, a sétima Unidade de Pronto Atendimento 24 horas da cidade. A nova UPA receberá cerca de 600 pacientes por dia, vindos da Tijuca e bairros adjacentes. A UPA começou a ser montada no início de abril, e recebeu investimento de R$ 1,2 milhão.

Durante a inauguração, o governador Sérgio Cabral disse que o presidente Lula e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, consideram o projeto a salvação da saúde no Rio de Janeiro, e que as UPAS devem receber verba do Governo Federal.

- As UPAS serão uma revolução em temos de atendimento. Lá os pacientes fazem exames laboratorias e ainda levam o remédio para casa. Com essa estrutura a pessoa só vai ao hospital se precisar - explicou Cabral.

A nova UPA vai funcionar também nos finais de semana, e tem dois consultórios de clínica médica, dois de pediatria, um de ortopedia e um de odontologia. Haverá também laboratório para exames, salas de raios-X, farmácia, sutura, nebulização, medicação, observação pediátrica e infantil, além de uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)em cada unidade.

Desde de maio do ano passado já foram abertas UPAS no Complexo da Maré, Irajá, Belford Roxo, Campo Grande e Santa Cruz. A previsão é que até o fim do ano sejam inauguradas mais 15 unidades. A próxima será construída em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Hospitais terão novos tomógrafos

O governador anunciou ainda a chegada de nove tomógrafos nos hospitais Azevedo Lima, Getúlio Vargas, Pedro II, Albert Schweitzer, Rocha Faria, Carlos Chagas e Alberto Torres. O Hospital Adão Pereira Nunes receberá o primeiro aparelho de ressonância magnética do Estado. Segundo o governador, o aparelho faz parte do Projeto Rio Imagem, que disponibilizará centros de Ressonância magnética no Centro da Cidade, São Gonçalo, Baixada Fluminense, e Zona Oeste, onde a população terá o direito de fazer exames gratuitamente.