JB Online
RIO - O acidente que envolveu uma van escolar e um ônibus nesta segunda-feira, no Centro de Niterói, que deixou dois mortos e tr~es feridos, chamou a atenção para a imprudência dos motoristas e a violência no trânsito. Segundo o leitor repórter do JB Online José Carlos Trindade, morador de Niterói, é preciso que sejam tomadas providências urgentes para que não aconteçam novas tragédias em outros pontos da cidade. Trindade cita como exemplo o entroncamento das ruas Presidente Domiciano, Antonio Parreiras e Passos da Pátria, no Ingá, onde os motoristas dirigem em alta velocidade. Uma das sugestões é que sejam instalados sinais sonoros, que obriguem os motoristas a frear.
- Alguns motoristas sentem-se numa high way, e esquecem-se de que há uma padaria, uma universidade e dois pontos de ônibus com intenso fluxo diário de pedestres denuncia Trindade.
Na Rua José Bonifácio, de acordo com Trindade, a sinalização precária põe em risco os alunos de duas escolas, de uma academia de ginástica e de outros pedestres.
- É uma via de mão única onde ônibus, motos e automóveis abusam diariamente da velocidade acrescenta.
A Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes tomou conhecimento da queixa do leitor e informou que enviará uma equipe de supervisão de trânsito ao local, para verificar o que pode ser feito. Contudo, o órgão adiantou, que a velocidade nas vias citadas pelo Leitor Repórter são obrigatoriamente baixas porque são vias secundárias, não sendo artérias principais do município. Ainda de acordo com a secretaria, as ruas têm sinalização vertical e horizontal adequadas e em número suficiente, não havendo, até o momento, nos locais, registro de acidentes com vítimas.
Para a secretaria, a maioria dos acidentes, que ocorrem no município, acontecem em função do desrespeito à legislação e não devido à falta de sinalização ou algo parecido. O caso ocorrido na segunda-feira, em que a condutora da van e a ajudante dela morreram no local e duas crianças e uma adolescente ficaram feridas, reflete bem isso. Os sinais estavam em funcionamento, a sinalização é adequada e o limite de velocidade alertado em placa.
- Infelizmente, o desrespeito à legislação causa acidentes, vitimando inocentes. Para isso atuamos em duas frentes: campanhas educativas e fiscalização adequada com equipamentos eletrônicos e recursos humanos - secretário de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, Hermínio Tortelly.