JB Online
RIO - O Jardim Botânico abre ao público, nesta terça-feira, o seu novo Jardim Sensorial, onde os visitantes percorrem os canteiros com os olhos vendados, guiados por um grupo de monitores com deficiência visual. Sem o apoio da visão, os participantes terão a oportunidade de valorizar os outros sentidos para identificar as plantas, conhecendo-as através do cheiro, forma e textura. Após o percurso, os visitantes deverão responder a um breve questionário onde deixarão registradas suas experiências.
O Jardim Sensorial foi inaugurado em 1995 para atender, principalmente, os deficientes visuais. Os canteiros são compostos por plantas utilizadas em temperos, medicinais, aquáticas e de texturas e odores diversos. Placas com informações em braile estão espalhadas por todo o jardim.
O local foi criado com o apoio do Centro Socioambiental e o patrocínio da Michelin, responsáveis pela manutenção e recuperação do espaço e atividades de educação inclusiva ambiental.
As visitas podem ser feitas nos dias 16 e 17 de maio, a partir das 10 horas, com os monitores cegos, e no dia 31 de maio, às 14 horas.