JB Online
RIO - Começa nesta terça-feira e vai até o dia 20 de agosto a aferição anual e obrigatória do taxímetro dos 28 mil táxis que rodam pela cidade. O agendamento precisa ser feito dois dias antes da data desejada para a aferição e pode ser realizado através do site www.ipem.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 2299-8030.
O instituto já agendou até agora um total de 3.500 inspeções e irá realizar 600 por dia. Carros com placas de final 01, 02, 11 e 12 serão vistoriados até quita-feira. Os demais, de acordo com o calendário divulgado.
Para melhorar o atendimento, o motorista terá a sua disposição uma sala refrigerada com mesas, cadeiras e TV. O Ipem/RJ preparou ainda um questionário para que o taxista avalie o atendimento não só do órgão, como também do serviço oferecido pelos relojoeiros.
- Com o agendamento feito antecipadamente, o taxista não precisará aguardar muito tempo na fila. Queremos assim melhorar e agilizar cada vez mais o serviço - explicou Soraya Santos, presidente do instituto.
Ela destacou ainda a importância do profissional marcar a vistoria com 48 horas de antecedência, pois caso ele não comparecer na data marcada, estará sujeito à multa no valor de R$ 240.
Para realizar a aferição é necessário que o taxista apresente o boleto de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 30, que pode ser paga em qualquer banco, certificado do taxímetro do ano passado, original e cópia do DUT, Certificado de Segurança Veicular para os carros movidos a GNV, cartão de identificação da SMTU e a tabela do aumento, que ficará retida no órgão após a adequação do taxímetro. Vale lembrar que só serão aceitos documentos originais.
Soraya disse ainda que, ao término da aferição, o taxista receberá o selo de garantia, que será colocado do lado direito do pára-brisa dianteiro. Ele terá um novo sistema de segurança que permitirá sua identificação somente pelos fiscais do Ipem/RJ.
- Tenho certeza de que com esse novo sistema será impossível qualquer tipo de fraude - garantiu a presidente.