Festa na Quinta da Boa Vista terá shows e serviços gratuitos

JB Online

RIO - Os trabalhadores do Rio terão festa nesta quinta-feira, 1º de maio, na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Zona Norte.

O evento é promovido pelos governos municipal, estadual, federal, das 9h as 18h, com serviços gratuitos de emissão de documentos, assessoria jurídica, acesso ao mercado de trabalho e ações de saúde, além de atividades culturais e recreação infantil. A festa será encerrada com shows de Beth Carvalho e do compositor Arlindo Cruz.

A Secretaria Estadual de Trabalho, levará uma unidade móvel, onde a população poderá requerer emissão de seguro-desemprego, candidatar-se a uma vaga no mercado de trabalho. Técnicos especializados da Ouvidoria do Trabalho vão receber reclamações, sugestões e denúncias.

Servidores da Saúde vão ensinar o público a combater a dengue e a prevenir doenças ocupacionais, como LER/DORT. Haverá também sessões de shiatsu, reflexologia e oficinas de arte-terapia para crianças.

O Ministério do Trabalho e Emprego vai apresentar o novo modelo da carteira profissional de trabalho, enquanto técnicos da Caixa Econômica Federal dar informações sobre o PIS e o FGTS.

O evento terá a presença do Sebrae/RJ e da Firjan, com a Cozinha Brasil, oferecendo aulas de culinária sobre reaproveitamento de alimentos.

O trabalhor poderá tirar, sem custo nenhum, a carteira de identidade e certidão de nascimento.

A Defensoria Pública vai prestar atendimentos. Já o Procon e a Unidade Itinerante de Defesa do Consumidor, da Alerj, vão prestar esclarecimentos sobre os direitos do consumidor e das pessoas portadoras de deficiências.

Serviços de saúde também serão oferecidos pelo Corpo de Bombeiros, com assistência médica e ambulatório, assim como pela Secretaria Municipal de Saúde. A Vital Brazil vai fazer exposição de animais peçonhentos, enquanto a Secretaria Estadual de Obras contribuirá com a demonstração de maquetes das obras do PAC.