Prefeitura divulga serviços que funcionarão durante o feriado

JB Online

RIO - Veja aqui os serviços da Prefeitura do Rio que funcionarão durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira, 1º de maio, as interdições em diversas vias e algumas opções de lazer:

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE Os postos de vacinação contra a gripe estarão abertos normalmente na sexta-feira, dia 2, das 8h às 17h. Não haverá vacinação contra a gripe nos dias 1º (feriado nacional) e no fim de semana (dias 3 e 4 de maio).

GUARDA MUNICIPAL Vai atuar com 370 guardas (sendo 78 de trânsito) para o patrulhamento, controle urbano e atendimento ao público em diversos eventos que acontecem nesta quinta-feira, dia 1º, em comemoração ao Dia do Trabalhador. Entre os festejos, estão shows na Praia de Copacabana, no Piscinão de Ramos, em Madureira, além da Meia Maratona na Barra da Tijuca e patrulhamento em áreas de lazer que registram grande movimento em feriados, como a Quinta da Boa Vista e o Parque do Flamengo.

COPACABANAÁREAS DE LAZER - Para a Quinta da Boa Vista e o Parque do Flamengo, áreas de lazer que recebem grande movimento de pessoas em feriados, a Guarda Municipal vai empregar 120 guardas no patrulhamento. Do efetivo total, 60 guardas (16 deles de trânsito) vão atuar na Quinta da Boa Vista, e os outros 60 (dez no controle de trânsito) estarão atuando no Parque do Flamengo.

BARRA DA TIJUCA - A Meia Maratona da Barra da Tijuca terá o apoio de 30 guardas municipais, sendo 22 deles de trânsito. A ação da GM-Rio começa a partir das 6h, com a implantação dos pontos de bloqueio determinados pela CET-Rio. O patrulhamento em geral será realizado por oito guardas da 4ª Inspetoria (Barra da Tijuca) da GM-Rio.

MADUREIRA Para as diversas atividades culturais que acontecem na Estrada do Portela, em Madureira, a GM-Rio contará com 60 guardas, sendo dez de trânsito. O esquema começa a partir das 8h e vai até meia-noite.

RAMOS Para o show do cantor Dudu Nobre, no Piscinão de Ramos, a GM-Rio vai empregar 40 guardas para o patrulhamento em geral e atendimento ao público do evento.

COMLURB Os serviços de coleta de lixo domiciliar e seletiva serão realizados normalmente na quinta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalho. A limpeza em áreas públicas de maior circulação de pedestres e de concentração popular entre praças, parques e praias, além dos locais de feiras livres, também será feita normalmente. O Serviço de Atendimento ao Cidadão funcionará 24 horas, atendendo pelo telefone 2204-9999 pedidos de remoção gratuita e outros serviços.

TRNSITO

Copacabana - A Secretaria Municipal de Transportes montou esquema especial para o tráfego de veículos nas vias de Copacabana para realização de evento no Dia do Trabalho (1º de maio), em show em homenagem a Cazuza. O término da área de lazer será prorrogado na Avenida Atlântica, pista junto a orla, no trecho entre o Posto 6 e a Rua Prado Junior, até o término do espetáculo e limpeza das pistas pela Comlurb. A pista reversível junto às edificações será mantida. A interdição de que trata este artigo não se aplica aos veículos destinados a socorro e emergência, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Será permitido o estacionamento de veículos destinados ao evento em uma faixa de rolamento na Av. Atlântica, pista junto à orla, lado direito da via, no trecho em frente ao palco.

Centro - Red Bull X-Fighters - A Secretaria Municipal de Transportes montou esquema especial de trânsito em ruas do Centro para o evento Red Bull X-Fighters, que será realizado neste sábado, dia 3 de maio.

Serão interditadas as seguintes vias:

Avenida Presidente Vargas, para estacionamento de veículos pelo sistema Rio Rotativo-Período Único, em ambos os lados, na pista central, sentido Centro;

- Praça da Bandeira, entre a Rua de Santana e a agulha de acesso da pista lateral para a central, junto ao Viaduto dos Marinheiros, das 17h até o término do evento;

- Avenida Presidente Vargas, para estacionamento de veículos pelo sistema Rio Rotativo-Período Único, em ambos os lados, na pista lateral, sentido Praça da Bandeira-Centro, entre a agulha após a Rua Carmo Neto e a agulha imediatamente anterior à Rua de Santana, das 15h até o término do evento;

Avenida Salvador de Sá, entre a Rua Frei Caneca (junto ao quartel do Batalhão de Choque da Polícia Militar) e a Avenida Marquês de Sapucaí, das 15h até o término do evento;

- Pista de rolamento, na alça de acesso da Avenida 31 de Março para a Avenida Salvador de Sá, das 15h até o término do evento;

- Avenida Marquês de Sapucaí, entre a Avenida Presidente Vargas e a Avenida Salvador de Sá, das 15h até o término do evento;

Rua Benedito Hipólito, entre a Rua Amoroso Lima e a Avenida Marquês de Sapucaí, deixando livre o cruzamento com a Rua Carmo Neto, das 15h até o término do evento;

Rua Comandante Maurity, em toda sua extensão, das 15h até o término do evento.

A CET-Rio lembra que a interdição das vias não se aplica aos veículos dos moradores e aos destinados a socorro e emergência, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

Estacionamento

Será permitido o estacionamento de veículos pelo sistema Rio Rotativo-Período Único, também das 15h até o término do evento, nas seguintes vias:

- Rua Benedito Hipólito, lado esquerdo, no sentido da via, entre as avenidas Marquês de Sapucaí e Marquês de Pombal, ao longo da guia da calçada;

- Rua de Santana, lado esquerdo, no sentido da via, entre as ruas Frei Caneca e Professor Clementino Fraga, ao longo da guia da calçada.

Estacionamento proibido

O estacionamento será proibido, no mesmo horário, nas seguintes vias:

Rua Amoroso Lima, entre a Rua Afonso Cavalcanti e a Avenida Presidente Vargas;

Rua Carmo Neto, Rua Heitor Carrilho, Avenida Marquês de Sapucaí;

Rua Frei Caneca, entre a Rua Heitor Carrilho e o Túnel Martim de Sá;

Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Praça da Bandeira-Centro, entre as ruas Amoroso Lima e Carmo Neto.

Estacionamento de ônibus

O estacionamento de ônibus destinados ao evento será permitido das 15h até o término, ao longo das seguintes vias:

Rua Nelson Carneiro, no lado direito da via, no sentido do trânsito, entre as ruas Madre Teresa de Calcutá e Dom Marcos Barbosa, no sentido da 1ª para a 2ª;

Rua Beatriz Larragoiti Lucas, em ambos os lados da via, entre as ruas Madre Teresa de Calcutá e Dom Marcos Barbosa, no sentido da 1ª para a 2ª.

Embarque e desembarque de ônibus

Será permitido o embarque e desembarque nos ônibus destinados ao evento, na Rua Frei Caneca, sob o Viaduto 31 de Março.

Rodoviária A Rua Cordeiro da Graça, entre a Avenida Rodrigues Alves e o acesso à Rodoviária Novo Rio, em Santo Cristo, será fechada durante a Operação Dia do Trabalhador 2008, organizada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). O esquema vai vigorar das 15h de quarta-feira, dia 30, ao meio-dia de quinta-feira, dia 1º, e novamente das 16h de domingo, dia 4, às 12h de segunda-feira, dia 5.

De acordo com o planejamento da SMTR, naqueles mesmos dias e horários a faixa reversível da Avenida Rodrigues Alves será suspensa e haverá inversão de mão na Rua Cordeiro da Graça, entre a Rua Equador e a Rodoviária.

Quinta da Boa Vista No dia 1º de maio, a partir das 9h, está autorizado esquema de estacionamento de ônibus a partir da Avenida Pedro II, entre a Rua São Cristóvão e a Av. Francisco Bicalho, sentido Centro, para a Festa do Dia do Trabalho na Quinta da Boa Vista.

O esquema inclui permissões de estacionamentos em duas vias próximas ao local do evento: a Rua São Cristóvão, entre a Rua Escobar e a Av. Brasil (ambos os lados); e a Av. Bartolomeu de Gusmão, entre o Viaduto Oduvaldo Cozzi e a Rua Visconde de Niterói (lado direito, sentido Mangueira). Os ônibus poderão estacionar em cinco ruas na Cidade Nova, área do Teleporto. Os veículos poderão ocupar a Rua Ulisses Guimarães, no lado esquerdo entre as ruas Hélio Beltrão e Joaquim Palhares, e no lado direito entre as ruas Dom Marcos Barbosa e Joaquim Palhares.

Outras vias incluídas no esquema são as ruas Beatriz Larragoiti (em ambos os lados, entre as ruas Madre Tereza de Calcutá e D. Marcos Barbosa), Madre Teresa de Calcutá (lado esquerdo), Dr. Marcos Barbosa (lado direito) e Nelson Carneiro (lado direito). A Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias da Secretaria Municipal de Transportes autorizou a parada de ônibus destinados ao evento, para embarque e desembarque, no trecho da Avenida Rotary Internacional entre a Rua D. Meinrardo e a rótula junto à Avenida Pedro II e a Rua General Herculano Gomes.

Jacarepaguá - Toda a extensão da Estrada do Pau-Ferro, em Jacarepaguá, será fechada, de 18h até 1h, para festa pelo Dia do Trabalho. No Tanque, a Rua Serra Negra estará bloqueada das 13h às 18h, entre a Avenida Geremário Dantas e a Rua Pirassununga. E a Avenida Engenheiro Souza Filho, entre a Avenida Canal e a Rua Xaxá, próximo à comunidade de Rio das Pedras, será fechada das 9h à meia-noite.

Campo Grande - Os festejos pelo Dia do Trabalho vão interditar trechos de três avenidas e duas ruas em Campo Grande, das 8h às 22h. A interdição vai atingir as avenidas Medianeira (entre as ruas Ajapi e Divinolândia), Bacaxá (entre as ruas Tupitinga e Manuel Antunes Carvalho) e Upatininga (entre a Rua Marcorama e a Avenida Bacaxá, além das ruas Divinolândia (entre as ruas Tupitinga e Manuel Antunes Carvalho) e Jambuaçu (entre a Rua Marcorama e a Avenida Bacaxá).

Madureira - Para a Festa do Trabalhador, em Madureira, um trecho da Rua Carvalho de Souza e outro da Estrada do Portela (entre a Avenida Edgard Romero e a Rua Américo Brasiliense), além da Avenida Ministro Edgard Romero (entre a Rua Dagmar da Fonseca e a Estrada do Portela) e as ruas Cerqueira César e Dagmar da Fonseca serão fechadas ao tráfego no feriado nacional de quinta-feira, 1º de Maio. Os veículos vindos da Rua Carvalho de Souza com destino à Estrada do Portela deverão seguir pelas ruas Francisco Batista, Carolina Machado e Américo Brasiliense. Haverá mão única na Rua Carolina Machado (entre as ruas Américo Brasiliense e Francisco Batista), na Avenida Ministro Edgard Romero (entre as ruas Dagmar da Fonseca e Carolina Machado), na Travessa Almerinda Freitas e na Rua Maria Freitas. No lado ímpar da Rua Américo Brasiliense, o estacionamento de veículos será proibido. E o ponto de ônibus da Rua Carolina Machado, em frente à Avenida Ministro Edgard Romero, sentido Cascadura, será deslocado para o trecho em frente à Rua Francisco Batista.

Radares da CET-Rio - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) colocará seus radares estáticos em trechos de vias nas zonas Norte, Sul e Oeste, no feriado de 1º de maio, e na sexta-feira, dia 2. Confira o roteiro:

Quinta-feira, dia 1º: nos dois sentidos, na Avenida das Américas (Terminal Rodoviário Alvorada); Estrada da Barra da Tijuca, próximo ao número 1.636; Avenida Embaixador Abelardo Bueno (número 2.400); Avenida Brasil, próximo aos números 32.000 e 40.031; Estrada do Catonho, próximo ao número 38; Avenida Infante Dom Henrique (Praça Nicarágua), sentido Copacabana; Avenida Repórter Nestor Moreira (próximo ao Mourisco), sentido Centro; Linha Amarela (Avenida Carlos Lacerda), saída 03 (Encantado), nos dois sentidos, e saída 04 (Pilares), sentido Barra da Tijuca; Avenida 31 de Março (próximo ao Batalhão de Choque/1º BPM), sentido Gamboa; e Auto-estrada Lagoa-Barra, na saída dos túneis Zuzu Angel e do Joá e Elevado do Joá, sentido Gávea.

Sexta-feira, dia 2: nos dois sentidos, Avenida Presidente Vargas (Monumento a Zumbi dos Palmares/Praça 11); Avenida das Américas (Terminal Rodoviário Alvorada) e próximo ao número 25.000; Avenida Lúcio Costa (antiga Sernambetiba), na altura da Praça Cinco e próximo ao número 5.550; Avenida Alfredo Baltazar da Silveira (próximo ao número 615), Recreio dos Bandeirantes; Avenida Salvador Allende, próximo ao número 5.550; Linha Amarela (Avenida Carlos Lacerda), saída 03 (Encantado), nos dois sentidos, e na saída 04 (Pilares), sentido Barra da Tijuca; Avenida Brasil (próximo à passarela 05 Manguinhos), nos dois sentidos; e Auto-estrada Lagoa-Barra, na saída do túnel e do Elevado do Joá, sentido Gávea, e próximo ao Fashion Mall, no sentido Barra da Tijuca.

Vias especiais e controle do tráfego A Coordenadoria de Vias Especiais (CVE) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) manterão, durante o feriado prolongado - dias 1º, 2, 3 e 4 de maio - os serviços de informação sobre as condições do trânsito na cidade. As consultas poderão ser feitas 24 horas ao Centro de Controle Operacional (CCO), no telefone 0800-2828664. Haverá também informações disponíveis na Internet, através do Boletim de Trânsito do Portal de Trânsito e Transportes da Prefeitura (www.rio.rj.gov.br/smtr). Elaborado e atualizado pela Gerência de Controle de Tráfego da CET-Rio, o portal monitora o fluxo de veículos por meio de 93 câmeras, distribuídas em diversos bairros.

Os depósitos de veículos da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) abrirão na sexta-feira, dia 2 de maio, para liberação de carros apreendidos ou removidos durante o feriado do dia 1º. A liberação será feita das 9h às 18h, na Central de Atendimento ao Usuário, na Rua dos Andradas, 96, sobreloja, no Centro. Em caso de utilização de reboque, serão cobradas diárias e despesas de remoção. O veículo rebocado na quarta-feira, dia 30, também poderá ser liberado no dia 2. Nesse caso, o motorista pagará somente uma diária.

ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Do dia 1º (quinta-feira) ao dia 4 (domingo), os órgãos da Secretaria Municipal de Governo vão trabalhar em regime de plantão especial. Embora não haja expediente administrativo neste período, as equipes da Coordenação de Controle Urbano, da Defesa Civil, da Vigilância Sanitária e da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização estarão em atividade, com o atendimento à população em sistema de plantões.

Controle Urbano / Licenciamento e Fiscalização No feriado de quinta-feira, dia 1º de maio, os fiscais da Coordenação de Controle Urbano e da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização vão atuar em diversos pontos da Cidade. O objetivo é coibir o comércio irregular e ordenar o entorno dos locais onde aconteçam eventos comemorativos ao Dia do Trabalhador, como a orla marítima e a Quinta da Boa Vista. No fim de semana, as ações serão intensificadas na área do Sambódromo, onde ocorrerá um evento esportivo, e do Maracanã, em função do jogo entre Flamengo e Botafogo, que decide o Campeonato Estadual. As denúncias serão recebidas através do [email protected]

Feiras Livres Funcionarão normalmente, de acordo com a programação semanal definida pela Divisão de Feiras da Coordenadoria de Controle Urbano, inclusive no feriado do Dia do Trabalhador, quinta-feira, atendendo solicitação do Sindicato dos Feirantes. A lista completa de feiras da Cidade está disponível na internet (www.rio.rj.gov.br/clf/feiras).

Defesa Civil Manterá equipes de plantão 24h, inclusive para o atendimento às ações do Comando de Operação contra a Dengue. Para atendimento em casos de emergências, a Defesa Civil Municipal coloca à disposição da população os telefones 199 e 2576-5665. Reclamações sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti podem ser enviadas através do e-mail [email protected]

Vigilância Sanitária As equipes do Pronto Atendimento da Fiscalização Sanitária (Pafs) farão plantões durante o feriado prolongado, cobrindo as eventuais reclamações da população. Contatos pelo e-mail [email protected], da Ouvidoria da Vigilância Sanitária.

Secretaria de Fazenda - Os postos de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) instalados no Barra Shopping, Rio Sul, Norte Shopping e Madureira Shopping funcionarão normalmente nesta sexta e no sábado, dias 2 e 3, após o feriado do dia 1º de maio. Já a sede da SMF, na Cidade Nova, e os seus postos de atendimento localizados em 10 bairros ficarão fechados na sexta-feira, dia 2. O atendimento será normalizado na segunda-feira, dia 5. O horário de atendimento ao público nos postos dos shoppings é de segunda a sexta, das 10h às 22h; e aos sábados, das 10h às 16h. A página da Secretaria Municipal de Fazenda na Internet (www.rio.rj.gov.br/smf) estará à disposição dos interessados em obter informações e serviços a respeito de taxas municipais.

Assistência Social - Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) participarão no dia 1º de maio, do evento que será promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE), das 9h às 17h, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na comemoração pelo Dia do Trabalho. Profissionais do Núcleo de Inclusão Produtiva da SMAS vão divulgar iniciativas municipais de geração de emprego e capacitação profissional de pessoas, como a Escola Carioca de Empreendedores Comunitário (Ecec) e o Núcleo de Oportunidade Solidária (NOS). Ao mesmo tempo, técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Adalberto Ismael de Souza (Avenida Bartolomeu Gusmão 1.100), em São Cristóvão, farão atendimento e inscrições em programas desenvolvidos pela Prefeitura.

LAZER

Parques naturais - Os Parques Naturais Municipais administrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) vão funcionar normalmente no feriado de 1° de maio, Dia do Trabalho. Abrirão os parques Dois Irmãos (Leblon), da Cidade (Gávea) e da Catacumba (Lagoa); Darke de Matos (Paquetá); Marapendi e Chico Mendes (Recreio); os bosques da Barra, da Freguesia (Jacarepaguá), da Prainha, do Grumari, do Mendanha (Bangu), além dos Parques da Chacrinha (Copacabana) e do Grajaú.

Outro espaço que funcionará normalmente no Dia do Trabalho é a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. Este parque urbano, que abre diariamente das 5h às 18h, também oferece diversas opções para o lazer e recreação, incluindo passeios de bicicleta, caminhadas quaisquer outras atividades ao ar livre.

Show e serviços na Quinta da Boa Vista - A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego realiza no dia 1º de maio, das 9h às 18h, um grande evento na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, para celebrar a data. O ponto máximo do evento, promovido em parceria com o Governo do Estado e o Ministério do Trabalho, serão os shows com a cantora Beth Carvalho e o sambista Arlindo Cruz, no fim da tarde. Os festejos marcarão também o lançamento do novo modelo da Carteira de Trabalho. Ao longo do dia, órgãos do poder público municipal e estadual terão estandes naquele espaço, onde vão oferecer diversos serviços aos cidadãos, incluindo cadastro para vagas de emprego e para cursos de capacitação. A população poderá tirar a carteira de trabalho, obter isenção para a retirada de certidão de nascimento, tirar dúvidas e obter serviços em postos da Firjan, do Detran-Rio, da Caixa Econômica Federal, da Defensoria Pública do Estado e do projeto Justiça Itinerante.

Exposições, peças e espetáculos

Neste feriado pelo Dia do Trabalho (1ºde maio), a Secretaria Municipal das Culturas vai oferecer exposições, espetáculos de música, eventos literários e peças de teatro adulto e infantil. A programação completa está no Mapa Cultural da Prefeitura, disponível no site da Secretaria Municipal das Culturas (www.rio.rj.gov.br/culturas). Vale lembrar que todos os centros culturais municipais abrirão normalmente, com entrada gratuita.

Veja os destaques:

Música - A cantora Alcione faz duas apresentações no próximo fim de semana nas lonas culturais municipais: na sexta-feira, 2 de maio, às 21h, na Lona Cultural Municipal Terra (Rua Marcos de Macedo s/nº Pça. Edson Guimarães, Guadalupe); e no domingo, dia 4, às 19h, na Lona Cultural Municipal Hermeto Pascoal (Praça 1º de Maio s/nº - Bangu). Os ingressos para cada show custam R$ 25. O Quarteto em Cy também sobe aos palcos neste feriado. Nos dias 2 (às 18h30) e 3 de maio (às 17h), o grupo apresenta o espetáculo Vinícius e Caymmi em Cy , no Centro Municipal de Referência da Música Carioca (Rua Conde de Bonfim 824), na Tijuca, com ingressos a R$ 20.

Teatro Adulto É neste feriado a última oportunidade de assistir à comédia "Mamãe não Pode Saber", no Teatro Municipal Glória (Rua do Russel 632), na Glória. A peça, em cartaz até 4 de maio, mostra uma família decadente que vê na matriarca a chance de saldar suas dívidas. O texto e a direção são de João Falcão e o elenco é da Cia. Os Surtados. Sexta-feira e sábado, às 21h30, e domingo às 20h30, com ingressos a R$ 30 (dia 2) e R$ 40 (dias 3 e 4). Nos mesmos dias, o Teatro Municipal Café Pequeno (Avenida Ataulfo de Paiva 269), no Leblon, oferece o musical "O Homem da Cabeça de Papelão", sobre a trajetória de Antenor, que vive num país imaginário onde todos os habitantes possuem um imenso bom senso. Nos dias 2 e 3, às 21h; e no dia 4, às 20h, com ingressos a R$ 25.

Teatro Infantil No domingo, dia 4, a criançada poderá assistir à versão do clássico "Rapunzel" para o teatro de bonecos no Teatro Municipal Carlos Werneck (Aterro do Flamengo, altura do nº 300 da Praia do Flamengo) às 11h, com entrada gratuita. O elenco é formado pelos bonequeiros da Cia. 3 Micos.

Exposições O Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo - Praia do Flamengo 158), aberto de terça-feira a sábado das 10h às 20h e no domingo das 10h às 18h, apresenta a mostra "Livros", da artista e poetisa visual Helena Trindade. A mostra ocupa todas as sete salas e as escadarias do prédio com instalações, vídeos e objetos que têm como principal objetivo estudar a linguagem e a sua simbologia. Já o Centro Cultural Municipal José Bonifácio (Rua Pedro Ernesto 80), na Gamboa, oferece a segunda edição da mostra Parangolhar, com os trabalhos vencedores do Prêmio Parangolé 2008 - que reúne as ações de arte contemporânea que se destcaram nos desfiles das escolas de samba dos grupos A e B, no Carnaval. O espaço cultural abre na quinta e na sexta-feira das 10h às 20h e no sábado das 10h às 17h.

Dança O Centro Coreográfico da Cidade (Rua José Higino 115), na Tijuca, oferece nos dias 3 e 4 de maio o espetáculo "A História que Inventou Outra História", contando os principais eventos que marcaram os 200 anos da chegada da Família Real ao Rio de Janeiro. Encenado pela Cia. Jovem Petite Danse, o espetáculo acontece sempre às 17h, no Espaço Cênico, com ingressos a R$ 10.

Planetário - A Fundação Planetário da Cidade (Rua Vice-Governador Ruben Bernardo 100) na Gávea, abrirá no dia 1º de maio das 15h às 19h, como em todos os sábados, domingos e feriados. Nestes dias o Planetário está em promoção: todos os que visitarem o Planetário pagarão meia-entrada (R$ 6, ou R$ 3 para o Museu do Universo). Os visitantes poderão conferir a exposição "Pequenos Companheiros", que celebra os 50 anos da chamada Era Espacial contando a história dos satélites artificiais, desde o pioneiro Sputnik I (lançado em 1957) até os dias atuais. A mostra faz citações ao telescópio espacial Hubble, à Estação Espacial Internacional e ao projeto aeroespacial brasileiro. Os mais de 40 experimentos interativos do Museu do Universo também estarão abertos ao público, em três áreas temáticas. As duas primeiras, "A Terra e seus Movimentos" e "Astronomia Estelar", explicam as fases da Lua, as estações do ano, as marés, alguns dos principais fenômenos que acontecem no espaço sideral, a história da Astronomia e outros temas. A última área é a Nave-Escola, um cenário que reproduz uma nave espacial e reúne 27 experimentos dedicados ao Sistema Solar. Além disso, os visitantes ainda poderão assistir a três diferentes sessões de cúpula: 16h - "Na Garupa de Pégaso" (40 min., para o público acima de 8 anos), 17h30 - "O Projeto Científico" (40 min., para o público acima de 8 anos) e 19h - "Desvendando o Sistema Solar" (45 min., para pessoas acima de 12 anos).

Centro de Tradições Nordestinas A programação para o feriado pelo Dia do Trabalho no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, começa já nesta quarta-feira, dia 30, com o show de um dos maiores ídolos populares: o cantor Frank Aguiar, que agita o palco Jackson do Pandeiro a partir das 22h. O ingresso custa apenas R$ 5, e os shows de abertura começam às 18h, com as bandas da casa aquecendo o público.

No dia seguinte, dia 1º, a partir das 19h, é a vez de Gustavo Lins, em homenagem ao Dia do Trabalho, com ingressos a R$ 3. Nesse dia, as bandas da casa se apresentam a partir das 12h. No dia 2 (sexta-feira), o espetáculo é com Rogério e seus Teclados, às 22h, com o ingresso a R$ 1.

VILAS OLÍMPICAS - A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) informa que a Cidade das Crianças e o Parque da Vizinhança Dias Gomes abrirão ao público na quinta-feira, feriado de 1º de maio, e na sexta, dia 2. Os demais equipamentos esportivos retomarão as atividades normais no sábado, dia 3.

Confira os endereços:

- Vila Olímpica da Maré (Rua Tancredo Neves, s/nº - Complexo da Maré);

- Vila Olímpica da Gamboa (Rua União, s/nº Gamboa);

- Vila Olímpica Mestre André (Rua Marechal Falcão, s/nº - Padre Miguel);

- Vila Olímpica Carlos Castilho (Estrada do Itararé, 389 - Ramos);

- Vila Olímpica Clara Nunes (Rua Pedro Jório, s/nº - Acari);

- Vila Olímpica Oscar Schmidt (Antiga Estrada do Matadouro, s/nº - Santa Cruz);

- Vila Olímpica Ary Carvalho (Rua Paulino Sacramento s/nº - Vila Kennedy);

- Centro Esportivo Miécimo da Silva (Rua Olinda Ellis, 470 Campo Grande);

- Greip da Penha (Rua Santa Engrácia, 440 IAPI da Penha);

- Parque da Vizinhança Dias Gomes (Estrada do Camboatá, s/nº Deodoro);

- Cidade das Crianças (Rodovia Rio-Santos, Km 1 Santa Cruz).

Mais informações pelo telefone da Central de Atendimento da SMEL (2497-4839).