ASSINE
search button

Estado divulga balanço da vacinação contra a gripe em idosos

Compartilhar

JB Online

RIO - Balanço parcial da campanha de vacinação contra a gripe em idosos no Estado do Rio, mostra que, até o momento, é pequena a procura pelo imunizante nos postos de saúde de praticamente todos os 92 municípios fluminenses. O índice de cobertura até o meio-dia desta segunda-feira, era de 6,5%. No ano passado, somente no primeiro dia da campanha, 30% da população com mais de 60 anos tinha sido vacinada.

O município do Rio, que espera vacinar 868 mil pessoas, até o início da tarde desta segunda-feira, tinha imunizado 37 mil idosos. Com o feriado do Dia do Trabalho, nesta quinta-feira, dia 1º, e a possibilidade de ponto facultativo na sexta-feira, em órgãos públicos na maioria dos municípios, só restam mais sete dias úteis para que os idosos sejam vacinados, já que a campanha vai até o dia 9 de maio.

A divulgação de que a campanha poderia ser adiada acabou deixando muitos moradores em dúvida, quanto ao início da vacinação. O ideal é que as pessoas procurem os postos de saúde para se vacinarem logo, sem deixar para a última hora, o que poderá provocar filas desnecessárias.

Ao todo, são 1.300 postos de vacinação no estado, onde estão disponíveis 1,7 milhão de doses de vacina contra o vírus influenza, fornecidas pelo Ministério da Saúde. A expectativa é imunizar cerca de 1,4 milhão de pessoas, mas este número poderá ser maior pois, no ano passado, quando a estimativa era imunizar 70% da população, o índice de cobertura vacinal foi superior a 84%.

A única contra-indicação é a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas em atividade também não podem receber o imunizante. Para quem estiver com gripe, febre ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar. Eventualmente, a vacina pode provocar dor e vermelhidão no local de aplicação, febre baixa, mal-estar e dor no corpo. No entanto, as reações, em geral, desaparecem espontaneamente em 24 a 48 horas.

O imunizante deve ser tomado todos os anos. A escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando-se a vacina no outono, garante-se máxima proteção no período maior de circulação do vírus influenza.

Com informações do governo do estado.