ASSINE
search button

Especialista cubano em dengue elogia assistência aos pacientes no Rio

Compartilhar

JB Online

RIO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste momento, no auditório do BNDES (Avenida Chile, 100), no Centro, o simpósio 'Dengue no Município do Rio de Janeiro', com a participação do médico cubano Eric Martinez Torres, do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri, em Havana, maior autoridade mundial em dengue.

Ao discutir as políticas de atenção ao paciente, Eric elogiou o trabalho realizado pela Prefeitura do Rio, destacando a assistência pediátrica da cidade. A ressalva ficou por conta dos trabalhos de prevenção que, segundo ele, precisam ser reforçados para que futuras epidemias sejam evitadas.

A palestra do especialista cubano - que ficará no Rio até o fim desta semana para visitar unidades de saúde do Município - é acompanhada por Kleber Giovanni, do Departamento de Infectologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que veio falar sobre sua experiência no manejo de doentes.

O Secretário Municipal de Saúde, Jacob Kligerman, vê com otimsmo o evento de hoje, destacando sua importância no combate à doença. 'Estamos abrindo um capítulo importante para o combate à dengue em 2009. Com as experiências trocadas aqui, poderemos solucionar esse problema', disse, completando que haverá um grande investimento em material e pessoal, com a contratação imediata de 585 agentes concursados.

Também participam do evento a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Meri Baran, e a presidente da Sociedade de Pediatria/RJ (SOPERJ), Maria de Fátima Goulart Coutinho.

À tarde, o foco dos debates estará na prevenção. Uma mesa redonda discutirá o cenário da dengue nos próximos anos e os desafios urbanos e estratégias de intervenção, com a coordenação de Paulo Buss, presidente da Fiocruz. Participarão da mesa, também, Mauro Blanco, coordenador do Controle de Vetores da SMS, além do Presidente do Instituto Pereira Passos, Sergio Besserman.

O simpósito, que não exige inscrição, tem como público alvo médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde.

Confira a programação completa do Simpósio no site www.saude.rio.rj.gov.br.