JB Online
RIO - Duas mil cruzes brancas foram fincadas na Avenida Infante Dom Henrique, no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio, no gramado em ambos os lados, da pista sentido Centro, junto ao meio-fio. As cruzes estão na via desde a noite desta sexta-feira e representam as vítimas de homicídios cometidos em todo o Estado até abril. O protesto foi realizado pela ONG Rio de Paz para chamar a atenção para o alto número de assassinatos praticados neste ano.
O objetivo também é reunir também assinaturas para encaminhar um manifesto ao presidente Lula e outras autoridades com 15 propostas de ações para reduzir a violência.
De acordo com Antônio Carlos Costa,presidente da Rio de Paz as assinaturas estão sendo recolhidas em todo o país. Entre as principais propostas da ONG estão a elevação do piso salarial das polícias Civil e Militar e mudanças na política de enfrentamento dos criminosos adotada pelo governo do Rio.
Em março do ano passado, a ONG promoveu manifestação semelhante e fincou 700 cruzes, que representavam vítimas da violência, na areia da Praia de Copacabana.
A Rio de Paz convocou os parentes de vítimas para participarem de ato público no mesmo local, na manhã de sábado.