ASSINE
search button

Três presos acusados de aplicar Dique-Extorsão em empresário paulista

Compartilhar

Marcello Victor, JB Online

RIO - Claúdio Fernandes de souza, de 34 anos, foi preso em flagrante por policiais do 2º BPM (Botafogo), na tarde desta terça-feira, quando tentava sacar R$ 5 mil em uma agência da Caixa Econônica Federal, na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, Zona Sul do Rio, proveniente da extorsão aplicada por telefone a um empresário paulista, o chamado Disque-Extorsão. Uma mulher e um homem, apontado como o mentor do golpe e que está hospitalizado, também foram presos.

Segundo o Serviço Reservado (P-2) do 2º BPM, a quadrilha simulou o sequestro de um parente do empresário paulista João de Oliveira Velos. Ele depositou na Caixa Econômica Federal em São Paulo a quantia de R$ 5 mil exigida pela quadrilha. Após contatar a família e descobrir o golpe, ele acionou o banco para evitar o saque do dinheiro.

Na agência em Botafogo, o gerente desconfiou do valor solicitado para saque feito por Claúdio e fez uma consulta, sendo informado da restrição de saque e do golpe. A PM foi acionada e o prendeu em flagrante. Na 14ª DP (Leblon), central de flagrantes da região, ele denunciou Delma Pereira da Silva, de 27 anos. Ela foi preso no trabalho, na Rua General Polidoro, 36, em Botafogo. Segundo a polícia, a mulher era responsável por produzir os gritos e apelos da suposta vítima sequestrada.

Ainda segundo a polícia, também na delegacia, Delma acabou indicando o local onde estaria Evandro Leonel Lima Oliveira Rufino, apontado como o mentor do golpe. Ele está detido e sob escolta policial no Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia, no Centro. Os três foram autuados nos artigos 288 (extorsão) e 158 (formação de quadrilha).