Polícia Militar inaugura Centro de Prevenção ao uso de drogas

JB Online

RIO - A Polícia Militar inaugura nesta quarta-feira, o Centro de Capacitação de Programas de Prevenção. A unidade formará agentes multiplicadores de combate e prevenção ao uso e tráfico de drogas em diversas comunidades. A solenidade de entrega do Centro terá início às 10 h, na Avenida Marechal Fontenelle, em Sulacap, na Zona Oeste, com a presença do comandante-geral da PM, coronel Gilson Pitta Lopes.

O Centro recebeu o nome Carlos Magno Nazareth Cerqueira, em homenagem ao coronel que criou em suas duas gestões o Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd) cuja preocupação era a melhoria dos serviços prestados as comunidades, priorizando a difusão dos direitos humanos e a erradicação da violência.

O Proerd da PM é uma ação preventiva complementar à repressão do uso de entorpecentes e tráfico de drogas no estado. A Coordenação Estadual do Proerd está subordinada ao Gabinete do comandante-geral da PM, através da Assessoria Técnica de Assuntos Especiais (Atae).

O Programa é baseado no Projeto Dare (Drug Abuse Resistance Education), inicialmente desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia e Distrito Escolar Unificado da Cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, adaptado à realidade brasileira pelo Centro de Capacitação Proerd/PM.

A aplicação do Proerd em escolas da rede oficial de ensino deve ser precedida de acordos firmados pela corporação, com o respectivo segmento interessado, nas esferas federal, estadual, municipal ou particular.