Cabral inaugura obras da Linha Tronco Coletora de Esgotos do Recreio

JB Online

RIO - O governador Sergio Cabral inaugurou nesta quarta-feira, as obras de construção da Linha Tronco Coletora de Esgotos do Recreio dos Bandeirantes, na Avenida Professor Baltazar da Silveira, esquina com Avenida Gláucio Gil. As obras vão beneficiar 120 mil pessoas e devem ser concluídas em 2010, com investimento de R$ 70 milhões.

Segundo a Cedae, com esta obra, que faz parte do Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes (PSBJ), a empresa continua o processo de antecipação em dois anos da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no Recreio, via emissário submarino da Barra da Tijuca.

Em paralelo está sendio construída, a Elevatória de Esgotos do Recreio, que será a central do novo sistema de esgotamento sanitário da região, localizada ao lado da atual Estação de Tratamento de Esgoto, que futuramente será desativada, eliminando assim o lançamento de esgoto no Canal das Tachas. Ao final do empreendimento, segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, deixarão de ser lançados no canal, na primeira fase de implantação, aproximadamente 300 litros por segundo, que serão encaminhados ao emissário submarino da Barra da Tijuca.

Com a implantação total do sistema, cerca de 1.200 mil litros por segundo deixarão de ser lançados nos canais e lagoas, e serão encaminhados à Elevatória de Esgoto de Marapendi, hoje em fase final de construção, à Estação de Tratamento de Esgotos da Barra da Tijuca, em construção, e ao emissário submarino.

A tubulação (tronco), cuja instalação está sendo iniciada, foi projetada com diâmetro de um metro e com 8,5 quilômetros de extensão, em material de polietileno de alta densidade, que dará maior confiabilidade e velocidade na execução da obra. As redes coletoras possuirão tubulações de diâmetros de 150 a 300 milímetros, com extensão de aproximadamente 26 mil metros.