Guardas participam de palestra de conscientização contra a dengue

JB Online

RIO - Agentes do Grupamento de Guardas Comunitários (GGC) participam nesta quarta-feira, às 8h30, de palestra sobre a dengue. O tema será abordado por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na base da Guarda Municipal instalada no Conjunto Habitacional Bandeirantes, em Vargem Pequena, na Estrada dos Bandeirantes, 11, Zona Oeste do Rio.

O encontro tem como objetivo multiplicar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em comunidades atendidas pelo GGC. Foram convocados 15 agentes de cada uma das seis bases do grupamento, que, além de Vargem Pequena, funciona em Bangu, Sepetiba, Senador Vasconcelos, Vila da Penha e Paquetá.

Após a palestra, os guardas vão orientar os moradores das comunidades onde atuam e distribuir folhetos, para reforçar a prevenção e a conscientização sobre a doença.

O GGC tem atualmente 135 agentes distribuídos pelos seis núcleos, sediados em escolas municipais. O núcleo mais antigo é o de Vargem Pequena, onde cerca de 10 mil moradores residentes no Conjunto Bandeirantes são atendidos pelos guardas das mais diferentes maneiras - primeiros socorros, sessões de massoterapia, vacinação, doação de cestas básicas e palestras preventivas, entre outras ações.

Os guardas comunitários são treinados para atuar na prevenção, identificando e buscando a solução para problemas que incomodam o morador, como buracos na rua, falta de iluminação e poda de árvores.