Complexo da Maré ganha uma nova creche

JB Online

RIO - Obra Social do Rio de Janeiro inaugura no próximo dia 1º de abril, terça-feira, às 10h, no Complexo da Maré, o Espaço de Educação Infantil Vila do João, com creche e ensino pré-escolar gratuitos, para crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses. O evento contará com a presença do governador Sérgio Cabral e da primeira-dama do Estado e presidente de honra da entidade, Adriana Ancelmo Cabral.

Uma das comunidades mais carentes do Rio de Janeiro, a Vila do João ganha de presente esse Espaço, onde as mães que estudam ou trabalham fora poderão deixar seus filhos. O Espaço de Educação Infantil Vila do João ocupa o mesmo local onde funcionava uma creche, aberta em 1982, mas que estava desativada há 12 anos.

A Associação de Moradores e a empresa NHJ do Brasil, vizinha à antiga creche, buscavam há tempos meios de reativar o espaço. Em outubro do ano passado, após a visita da presidente de honra do RIOsolidáRIO, Adriana Ancelmo Cabral, a revitalização do local se concretizou no projeto Espaço de Educação Infantil Vila do João.

Em pouco menos de cinco meses, as instalações foram totalmente reformadas e mobiliadas, os primeiros alunos e funcionários foram selecionados e o projeto agora vira realidade para as famílias do Complexo da Maré.

Inicialmente, o Espaço de Educação Infantil Vila do João atenderá 163 crianças em horário integral, das 7h às 18h30.

- A capacidade de expansão do Espaço é de até 210 alunos e, com o esforço e desempenho da equipe do RIOsolidáRIO, iremos atingir essa meta ainda em abril - declarou entusiasmada Adriana Cabral.

A demanda da comunidade é muito grande. Durante o processo de seleção, 348 crianças foram inscritas. O Espaço também representou novas oportunidades de trabalho para os moradores do Complexo da Maré: 770 pessoas se candidataram para as 32 vagas de funcionários, entre as quais professores, recreadores, merendeiras, auxiliares de secretaria e de serviços gerais.