José Alencar e Marcio Fortes visitam Morro da Providência

JB Online

RIO - As obras de urbanização do Morro da Providência, no Rio, serão visitadas pelo vice-presidente José de Alencar e pelo ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, nesta sexta-feira. A comunidade está sendo beneficiada com a reforma de 782 casas e a melhoria da infra-estrutura urbana do local. Os investimentos do governo Federal somam R$ 16,57 milhões.

A primeira etapa do projeto, orçada em R$ 1,95 milhões, está em andamento. Os recursos foram destinados ao projeto básico, execução e fiscalização de obras de revitalização das fachadase telhados de 120 casas, além da segurança nas áreas de intervenção. Na segunda etapa, as melhorias chegarão a mais 662 casas, incluindo treinamento e formação de mão-de-obra local.

A reforma nas casas compreende a aplicação externa de argamassa e pintura para proteção da alvenaria e da estrutura. As lajes das residências serão cobertas com telhado. A medida impede o acúmulo de água da chuva nesses locais, eliminando potenciais focos de dengue.T ambém serão produzidas e recolocadas portas e janelas, reestruturação de molduras de janela, jardineiras, tubulações embutidas, etc.

O projeto abrange, ainda, a urbanização do local e reflorestamento. Serão instalados postes de iluminação e criado um sistema de proteção para as redes elétrica e telefônica.

O Morro da Providência se localiza entre os bairros do Santo Cristo e da Gamboa, na Zona Portuária. É a comunidade mais antiga da cidade. Começou no final do século XIX e início do século XX, com migrantes vindos da Bahia e, posteriormente, do interior do estado de São Paulo.