GM comemora aniversário na Quinta da Boa Vista com prevenção à dengue

JB Online

RIO - Encerrando as comemorações pelos 15 anos da Guarda Municipal (GM) do Rio, a prefeitura da cidade realiza, a partir das 9h de domingo, dia 30, data de criação do órgão, na Quinta da Boa Vista, evento aberto ao público com diversas ações, incluindo de conscientização sobre a dengue.

Além de concerto sinfônico da Banda da Guarda com o mesmo repertório apresentado para convidados no Teatro Carlos Gomes, na última terça-feira, haverá apresentações de showdog e da peça teatral Todos contra a Dengue e distribuição de folhetos sobre a doença. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Concerto - Com a regência do maestro Perasio Sterque, a Banda Sinfônica da Guarda Municipal vai apresentar clássicos do samba, passando pela MPB, e sucessos internacionais. Entre as composições, estão Rhapsodic Essay , de John Cacavas; Sequência de Sambas , de Mário Lago e Ataulfo Alves; Brasileirinho , de Waldir Azevedo; e Rio Sempre Rio , de José Carlos Ligiéro.

Dengue - Além do concerto, o público assistirá ao Showdog (apresentação de adestramento de cães do Grupamento de Cães de Guarda) e a peça Todos Contra a Dengue , levada desde 2001 a escolas, praças e outros locais públicos como parte das ações da Prefeitura do Rio na luta contra a doença. Com cenário, figurino e conteúdo integralmente produzidos por guardas da Equipe Lúdica, a peça já contabiliza mais de mil apresentações. No fim da peça, serão distribuídos folhetos de prevenção à doença.

Semana - O evento deste domingo encerra a Semana da Guarda, iniciada na segunda-feira, dia 24, com o lançamento do projeto Conheça sua Guarda , que prevê reuniões de inspetores de unidades da GM-Rio com representações de órgãos públicos, moradores, comerciantes e outros segmentos para que o contribuinte possa conhecer melhor a Guarda. Na terça, aconteceu concerto sinfônico da Banda da Guarda no Teatro Carlos Gomes para funcionários e convidados. A Semana teve programação extensa que contou com diversas novidades, como a inauguração da Galeria de Ex-Comandantes, a recém-criada Medalha Mérito da Guarda Municipal - para premiar os GMs que tenham ficha disciplinar exemplar -, além da nova bandeira (nas cores bege e cáqui) e os uniformes de Honra, Cerimonial, de Gala e à Rigor. Na sexta-feira, 28, ocorreu a tradicional Corrida Rústica da Guarda, que em sua nona edição teve 204 participantes, entre guardas e funcionários.

Histórico da Guarda Com 5.500 GMs e 600 funcionários administrativos, a GM-Rio completa 15 anos como a maior instituição de segurança pública desarmada do país, sendo a única a ter academia própria para formação e qualificação de seus quadros e tendo se tornado referência em toda a América Latina.