Eventos marcam os 15 anos da Guarda Municipal

JB Online

RIO - Em comemoração aos 15 anos da Guarda Municipal do Rio, a Prefeitura do Rio de Janeiro realiza nesta terça-feira , às 18h, no Teatro Municipal Carlos Gomes, concerto especial da Banda Sinfônica da GM-Rio.

Parte das atividades da Semana da Guarda - que vai até domingo, 30, dia de criação da instituição. A apresentação será somente para convidados, a maioria deles guardas e funcionários.

No repertório, composições de artistas nacionais, como Mário Lago e Ataulfo Alves ( Seqüência de Sambas ), Waldir Azevedo ( Brasileirinho ), José Carlos Ligiéro ( Rio Sempre Rio ) e internacionais, como os americanos Frank Erickson ( The Golden Mountain ) e John Cacavas ( Rhapsodic Essay ).

A programação continua na quinta-feira, dia 27, com a mostra dos novos uniformes de Gala, Cerimonial e Guarda de Honra, durante a inauguração da Galeria de ex-comandantes. Com fotografias dos 12 comandantes que estiveram à frente da Instituição, a Galeria pretende resgatar parte da história da Guarda Municipal do Rio, instituída em 30 de março de 1993 pelo Prefeito Cesar Maia, tendo como origem a Polícia Municipal do Distrito Federal. Implantada em 1935 pelo Prefeito Pedro Ernesto, a Polícia Municipal foi extinta em 1964, dentro do processo de transferência do Distrito Federal para Brasília. A cidade só voltou a ter sua força de segurança em 1993, com a criação da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

A Corrida Rústica da GM-Rio chega a sua 9ª versão, com largada às 7h de sexta-feira, dia 28, na Quinta da Boa Vista. O percurso total é de cinco quilômetros, até a chegada na sede da GM-Rio (Avenida Pedro II, 111, São Cristóvão).

Este ano, a competição contará com 273 atletas, entre guardas municipais e funcionários administrativos, com medalhas de participação para todos os que concluírem a prova. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria - feminino e masculino - e as três equipes de corredores mistas agrupados por unidades que conseguirem as melhores classificações.

Também na sexta-feira, após a premiação dos atletas vencedores da Corrida Rústica, haverá (pela primeira vez) a entrega da Medalha Mérito da Guarda Municipal.

Como forma de promover o reconhecimento profissional de guardas que tenham ficha disciplinar exemplar, a condecoração tem três versões: bronze, prata e ouro, respectivamente, para os que contabilizem 10, 20 e 30 anos de serviço na instituição.

A Semana da Guarda termina na manhã de domingo, dia 30, com um grande evento aberto ao público na Quinta da Boa Vista, onde a Banda da GM-Rio repetirá o concerto do Teatro Carlos Gomes. Haverá ainda mais uma demonstração do Showdog, além de tai chi chuan e macroginástica.