Rio recebe cerca de 400 homens da Força Nacional de Segurança

Agência Brasil

BRASÍLIA - O Rio de Janeiro recebeu este mês o reforço de mais 396 agentes da Força Nacional de Segurança, que se somam aos cerca de 600 que já estão no estado. Outros 100 devem chegar até a próxima semana, o que deixará o efetivo em cerca de 1,1 mil homens.

Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o objetivo do aumento é auxiliar as forças policiais do estado.

Homens da unidade de elite do Ministério da Justiça estão sendo usados, por exemplo, no patrulhamento no entorno das comunidades dos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da cidade, desde junho do ano passado.

De acordo com a assessoria de imprensa da Senasp, ainda não está definido onde serão utilizados os agentes da Força Nacional, já que isso depende das autoridades estaduais.

Mas a expectativa é que a unidade, formada por policiais e bombeiros de vários estados, ajude na segurança das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas favelas do Rio. Nos próximos meses, o efetivo da Força Nacional no estado deverá chegar a 1,2 mil homens.