Derrubado muro que impedia o acesso à Praia de Mangaratiba

JB Online

RIO - Um muro de quase 5 metros de altura, que dividia a faixa de areia da costa ao mar e impedia o acesso à Praia do Boi, no Município de Mangaratiba, no Sul do Estado, foi demolido em ação articulada pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da secretaria de Estado do Ambiente. O muro dividia também os condomínios Resort Porto Real e o Portal Verde Mar.

Durante a operação, que contou com a participação do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, o administrador e o gerente do resort, Adair Domingos e Francisco Silveira, respectivamente, apoiaram a iniciativa, manifestando interesse em cumprir a legislação ambiental.

Já o administrador do Portal Verde Mar, Cristiano de Oliveira, admitiu que o condomínio construiu a parte de cima do muro. Por isso, foi intimado pelos fiscais da Superintendência Estadual de Rios Lagoas (Serla) a retirar os destroços do muro no prazo de 48 horas. O condomínio recebeu ainda multa no valor de R$ 150 mil, que será revertida para projetos de reflorestamento pela prefeitura de Mangaratiba.

Construído há cerca de 10 anos, o muro se encontrava em Área de Preservação Permanente e feria a Lei de Crimes Ambientais.