Obras do PAC no Alemão começam na segunda-feira na Fazendinha

JB Online

RIO - As obras do Programa de Aceleraçãodo Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão começam nesta segunda-feira, na Fazendinha, onde será instalada a estação final do teleférico. Para receber o serviço, as ruas serão alargadas e pavimentadas.

O início dos trabalhos contará com a presença do governador em exercício e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e do presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), Ícaro Moreno Júnior.

A região que passará por reformas será a Bacia da Palmeirinha e Fazendinha, no topo do complexo. Com novas áreas impermeabilizadas, é preciso um redimensionamento do sistema existente de drenagem, para captação e esgotamento das águas que não são absorvidas pelo solo. Primeiro, serão instaladas as tubulações do sistema para captação. Depois, será trocada a galeria existente na Rua Canitar, que receberá as águas para esgotamento.

Além da Estação 6 do teleférico, a região da Fazendinha contará com unidades de relocação de mão-de-obra e serviços sociais, ainda a ser definido.

A área será contemplada também com esgotamento sanitário prevendo a ocupação, e novo sistema de abastecimento de água potável.O sistema de alargamento e pavimentação de ruas começa por uma das principais vias de acessoao Complexo do Alemão a Rua Canitar que atualmente tem trechos de até 7,5m de largura, mas muitos pontos irregulares, mais estreitos. O projeto prevê a padronização de 7,5m para largura da rua. As calçadas terão um metro de largura.