Jovens do Santo Expedito concluem curso de informática

JB Online

RIO - Na próxima quarta-feira, dia 19, às 9h, a unidade do projeto Liberdade Digital no Educandário Santo Expedito, em Bangu, na Zona Oeste, formará sete novas turmas dos cursos de Informática Básica e Avançada, destinados a promover a reintegração social de jovens entre 12 e 18 anos, que se encontram em conflito com a lei e cumprem medidas sócio-educativas nesta instituição do Degase (Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas).

O treinamento aconteceu durante os meses de janeiro, fevereiro e março, e foi concluído por 69 adolescentes, sendo 36 do curso básico e 23, do módulo avançado. A cerimônia de formatura será comemorada com um lanche aberto aos familiares e amigos dos adolescentes. Segundo Elizabete Jatobá, coordenadora do Liberdade Digital desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), a entrega dos diplomas, assim como os cursos, é um momento importante na formação destes jovens.

A formatura é um evento de grande importância para eles, pois é a oportunidade que temos para levá-los ao exercício da cidadania. Quando valorizamos a participação do adolescente no curso, estamos celebrando o seu esforço, a sua conquista. É uma maneira de incentivá-los a querer sempre mais, a não desistir afirmou Elizabete.

Em seis anos de existência, o Liberdade Digital já formou mais de 1.500 jovens em seus cursos e oficinas. Além dos módulos de Informática Básica e Avançada, Reciclagem de Cartuchos de Tinta e Montagem e Manutenção de Micros, presentes desde o início, novas aulas foram sendo incorporadas ao programa ao longo desta trajetória. São treinamentos específicos aplicados para jovens com deficiência de leitura e escrita ou em tratamento contra dependência química, para seus familiares e cursos abertos à comunidade residente no entorno das unidades do Degase.

A partir de 2007, uma parceria estabelecida entre o Proderj e a ONG Rio Solidário permitiu a expansão do projeto para outras unidades do departamento, como o próprio Educandário Santo Expedito e, mais recentemente, o Centro de Atendimento Integrado da Baixada (CAI Baixada), em Belford Roxo.