Cota única do IPTU vence hoje mas associação de moradores mantém apelo

Júlia Moura, JB Online

RIO - Esta quinta e sexta-feira são os últimos dias para os cariocas pagarem a primeira cota dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2008.

Apenas contribuintes que tiveram aumento extra no IPTU, já revogado pela Prefeitura, é que receberão um novo carnê ou carta de notificação, a data de pagamento da cota única ou a primeira cota será nos dias 5 e 6 de março.

A associações de moradores engajadas na campanha de boicote ao IPTU, mantém a mobilização para que os contribuintes paguem o imposto somente no último dia de vencimento, que dependendo do carnê vai do dia 5 ao 8 de dezembro.

Os carnês com a correção padrão que tenham finais de 0 a 5 tem data de vencimento nesta quinta-feira e os com finais de 6 a 9, amanhã, dia 8. Para saber qual o número final de inscrição deve-se desprezar o dígito verificador. Por exemplo: na inscrição 0122368-4, o final será 8. Os carnês podem ser pagos em qualquer agência bancária, caixas eletrônicos, casas lotéricas e pela internet.

O contribuinte que ainda tem dúvidas sobre a sua situação deve consultar o "website" da Secretaria Municipal de Fazenda (www.rio.rj.gov.br/smf). Neste endereço, no item "Consulte a lista dos contribuintes que receberão novo carnê ou carta do IPTU", o cidadão deve digitar o número da inscrição imobiliária, que vem expresso no carnê, para saber se consta na lista.

Quem não faz parte da lista, mas por qualquer motivo ainda não recebeu o seu carnê de 2008, a prefeitura oriente que retire uma segunda via na internet (www.rio.rj.gov.br/iptu), ou na sede da Secretaria Municipal de Fazenda, na Cidade Nova. O mesmo pode ser feito nos Serviços de Atendimento Descentralizado (SADs), em dez bairros da Cidade; e nos Serviços de Atendimento Cidadão (SACs), no Barra Shopping, Norte Shopping, Madureira Shopping e Rio Sul. Para solicitar a segunda via, basta informar o número de inscrição do imóvel.

O contribuinte que tem direito a novo carnê ou carta de notificação não deve retirar segunda via, mas sim aguardar o recebimento do novo documento, que será distribuído a partir de 11 de fevereiro, de acordo com a assessoria da prefeitura.

Quem ainda tiver dúvidas pode acessar a página da Secretaria Municipal de Fazenda, ou ainda ligar para o Disque-IPTU, no telefone 2503-2003.