Rio investigará construções irregulares em Itaipava

Agência Brasil

RIO - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, prometeu apurar as denúncias de irregularidades nas construções às margens do Rio Santo Antônio, em Itaipava, distrito de Petrópolis, na região serrana do Rio. A região é uma das mais atingidas pelas chuvas dos últimos dias e é onde nove pessoas morreram soterradas após deslizamentos.

- Temos denúncias de empresas e do Condomínio Petit Village, que teriam contribuído para a situação de assoreamento do rio. Puniremos todos os responsáveis - afirmou.

Segundo nota divulgada pela Assessoria de Comunicação Social do governo fluminense, as obras de recuperação da rodovia BR-495, que liga as cidades serranas de Petrópolis e Teresópolis, já estão sendo agilizadas. O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, foi encarregado pelo governador de acertar os detalhes com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Os dois vão definir amanhã a melhor forma de realizar a obra dentro do menor prazo possível, já que os moradores da região estão sem transporte coletivo.

O governo do Estado deve enviar ainda hoje à prefeitura de Petrópolis 30 mil doses de medicamentos para evitar casos de leptospirose e hepatite A. Segundo a assessoria de imprensa do governo, a remessa inclui mais de mil doses de vacina antitetânica.

As equipes da Defesa Civil permanecem em estado de alerta e continuam transferindo moradores de áreas de risco para a casa de parentes ou abrigos, já que novos deslizamentos poderão ocorrer devido à chuva que continua a atingir a região.

O Sistema Estadual de Meteorologia prevê tempo ruim até esta quarta-feira, com possibilidade de pancadas de chuva. Ontem, depois de sobrevoar o distrito de Itaipava, o governador Sérgio Cabral anunciou a liberação de R$ 3 milhões para socorro às vítimas. Cabral afirmou que máquinas e caminhões da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) chegarão à região para agilizar os trabalhos de dragagem do Rio Santo Antônio e recuperação de estradas.

Durante reunião com o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, ficou acertado que o Departamento de Trânsito (Detran) e a Secretaria Estadual de Trabalho instalarão postos em Itaipava nesta quinta-feira, para ajudar cerca de 200 pessoas que perderam seus documentos na enxurrada.