Cedae fará controle permanente do destino de esgotos do Sambódromo

JB Online

RIO - A partir desta sexta-feira, cerca de 100 funcionários da Cedae começam a trabalhar no controle permanente da qualidade da água distribuída e no monitoramento adequado do destino dos esgotos do Sambódromo e do Terreirão do Samba.

As atividades só terminam na madrugada da quarta-feira de Cinzas, para serem retomadas no sábado seguinte, no Desfile das Campeãs. A Cedae ainda vai lançar duas campanhas educativas durante o Carnaval.

A primeira campanha deverá orientar a população sobre o uso racional da água, combatendo o desperdício e conscientizando sobre sua preservação, além de informar os foliões a respeito dos problemas causados à rede de esgoto por copos plásticos descartáveis, preservativos e absorventes, entre outros resíduos, que são jogados dentro de vasos sanitários.

A outra campanha terá como objetivo incentivar a regularização da ligação de água dos consumidores.

Os clientes com ligações irregulares poderão se regularizar junto a Cedae sem ter que pagar qualquer multa à companhia. Para isso, bastará ir a uma das agências comerciais da Cedae.

Diariamente, durante os desfiles das escolas de samba de todos os grupos, equipes de manutenção da companhia vão vistoriar as instalações de água e esgoto e analisar a qualidade da água com um laboratório de análise química móvel permanente.

Os aguadeiros estarão baseados na dispersão e, pela primeira vez em sua história, na concentração do desfile.

Nos acessos aos camarotes, divulgadoras da companhia vão distribuir lenços umedecidos com água gelada da Cedae, com embalagens destacando a importância da preservação da água.

Segundo o presidente da Cedae Wagner Victer, as equipes da companhia começaram a atuar ainda no início de Janeiro, num trabalho preventivo feito através de um planejamento estratégico em parceria com a Liesa e a Riotur.

Foram feitas vistorias, coletas e análises laboratoriais de todos os reservatórios da Passarela do Samba, reparos de instalações de abastecimento de água, eliminação de vazamento de esgotos, apoio técnico para novas ligações de água e esgoto, entre outros serviços.