Semana de combate a ratos será em maio no Rio

JB Online

RIO - A chuva causa o transbordamento de rios e esgotos e aumenta o risco de contaminação pela urina dos ratos. A leptospirose, doença infecciosa causada por uma bactéria que é eliminada pela urina desses roedores, contamina esgotos, o solo e alimentos e infesta o homem através da pele e das mucosas (boca, olhos, ânus, etc). Em 2006, 100 mil pessoas foram contaminadas no Rio. A Prefeitura, em 2007, recebeu cerca de 18 mil reclamações de moradores, em razão da presença de ratos em suas residências.

O Vereador Célio Lupparelli (DEM) aprovou, em 8 de janeiro, a Lei 4742, que institui no calendário oficial da cidade a Semana de Combate aos Ratos, que será realizada na terceira semana de maio.

De acordo com a lei aprovada pela Câmara, o Poder Executivo adotará as medidas para implantar a organização e divulgação de eventos, no âmbito das Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Meio Ambiente, Comlurb e Defesa Civil, visando à promoção de campanhas, debates e outros mecanismos extensivos ao público em geral.