Cabral assina autorização de obras do PAC no Preventório

JB Online

RIO - O governador Sérgio Cabral, acompanhado do ministro das Cidades, Márcio Fortes, dos secretários de Habitação, Noel de Carvalho, e de Obras, Luiz Fernando Pezão, e do prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, assina, nesta quarta-feira, a autorização para início das obras do projeto de execução do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na comunidade do Morro do Preventório. A cerimônia será às 10h, no Ciep Leonel de Moura Brizola, na Rua Carlos Ermelino Marins, s/nº - Praia de Charitas - Niterói.

Com o projeto, 1.930 famílias serão beneficiadas com a promoção da melhoria das condições de vida e habitabilidade, através da implantação de toda infra-estrutura: água, esgoto e asfalto, totalizando aproximadamente R$ 20 milhões de investimentos na área. Um dos pontos principais da intervenção é desenvolvimento de programas sociais de educação sanitária e ambiental e a construção de um centro comunitário e de áreas de lazer.

A Companhia Estadual Habitação do Rio de Janeiro (Cehab) já fez o cadastro das 248 famílias que estão localizadas em áreas de risco ou de preservação permanente, que serão reassentadas e tituladas. Obras de contenção e estabilização de encostas, ampliação na rede de iluminação pública e reflorestamento das áreas de preservação, também estão previstas. Caberá ao Instituto de Terras e Cartografias do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) fazer a regularização fundiária e a titulação dos lotes no morro.