Hemorio faz última chamada para de doação de sangue para o Carnaval

JB Online

RIO - O Hemorio faz, nesta terça-feira, às 11h30, o último apelo para que a população compareça para doar sangue antes do Carnaval. O hemocentro, que iniciou há duas semanas, a campanha Vista a Fantasia da Solidariedade, necessita ter em seus estoques, 1.000 bolsas de sangue para atender às possíveis demandas do Carnaval. O Rei Momo Alex de Oliveira, a rainha Ketula e princesas estarão na unidade fazendo este apelo e agradecendo aos doadores presentes.

A preocupação do Hemorio é com a redução de até 70% no número de doares, nesta época do ano, e um crescimento da demanda por sangue, devido aos acidentes. Para que não ocorram problemas nas emergênciasdos hospitais abastecidos pelo órgão, ainda são necessárias cerca de 400 bolsas extras de sangue para o estoque estratégico, até a próxima sexta-feira.

- Depois que precisei realizar uma transfusão, a minha consciência da importância em doar sangue com regularidade aumentou muito, pois qualquer pessoa pode precisar um dia revelou Alex, que precisou de doação há quatro anos para se submeter a uma cirurgia. Para consiguir as 1.000 bolsas em seu estoque, o instituto precisa ampliar em 30% o número de comparecimentos de doadores.

- Nesta época, os doadores costumam viajar e há essa grande queda. Mas não podemos esquecer de que a doação de sangue deve ser realizada como se fosse um seguro de vida. É necessário que os estoques estejam abastecidos para possíveis emergências, sem tirar o brilho da grande festa que é o Carnaval - disse Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor, que esteve no Hemorio na semana passada, junto com integrantes da escola de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

O Hemorio vai funcionar normalmente no Carnaval, das 7h às 18h. Para ser um doador de sangue, o voluntário deve trazer documento original de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum. Só deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação, e a de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), como as grandes emergências, maternidades e UTI´s. A unidade fica na Rua Frei Caneca, 8, no Centro, ao lado do Campo de Santana.

Para mais informações e esclarecimentos sobre endereços e horários de funcionamento de outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Estado do Rio, o voluntário deve ligar para o Disque-Sangue. O número é 0800 282 0708.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais