Orla Rio lança construção de oito quiosques em Copacabana

JB Online

RIO - A Concessionária Orla Rio lança, nesta segunda-feira, ao meio-dia, na altura da Sá Ferreira, a obra de construção dos oito novos quiosques da orla de Copacabana, entre os Postos Cinco e Seis. As bases 26, 27, 28 e 31 ficam respectivamente na altura das ruas Djalma Urich, Sá Ferreira, Souza Lima e Francisco Sá. Os novos quiosques terão o mesmo formato dos já conhecidos Bar Luiz e Siri Mole, mas contarão com um subsolo com apenas dois depósitos, um com 16,7 e outro com 17,3 metros quadrados, e o banheiro com sanitários masculino e feminino.

A adaptação do projeto dos novos oito quiosques do Posto Seis foi feita devido à faixa de areia estreita entre as ruas Francisco Otaviano e Xavier da Silveira (entre 25 e 40 metros de largura). A Orla Rio encomendou um estudo técnico desenvolvido pelo professor Paulo César Colonna Rosman, PH.D. da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Engenharia Costeira e Oceanográfica, para avaliar as implicações de uma obra no subterrâneo dessa área.

De acordo com o parecer de Rosman, existe o risco de alagamentos e erosão de areia provocada pela ressaca, o que poderia colocar em risco as estruturas construídas em trechos mais extensos, como ocorre sem risco algum nos quiosques que já estão em operação em Copacabana e Leme. Devido a essa análise, o subterrâneo dos novos quiosques ocupará uma área reduzida.

Enquanto nas outras bases a área subterrânea é de 220 metros quadrados, no novo projeto é de apenas 60. Em outubro do ano passado, a Orla Rio encaminhou à Prefeitura solicitação de alteração do projeto e teve o pedido deferido, devido ao risco que existe nesse trecho da Praia de Copacabana.

A Orla Rio já reformulou 24 quiosques entre Copacabana e Leme, como Viena, Champanheria Copacabana, T.G.I.Fraday's, Vivenda do Camarão, McDonald's e Choperia Brahma, que levam mais diversidade e conforto para a orla carioca.

Desde 1999, quando foi realizada a concorrência pública para exploração comercial dos 309 quiosques da orla durante os próximos 20 anos, a Orla Rio é a responsável pela administração dos quiosques localizados entre o Leme e a Prainha com exceção da Eco Orla (Reserva) e Macumba.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais