Estado disponibiliza Guia de pagamento de IPVA 2008

JB Online

RIO - A Guia para Regularização e Débitos (GRD) para pagamento do IPVA 2008 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) poderá ser impressa, a partir desta quarta-feira, em qualquer agência do Banco Itaú. O início de pagamento em cota única com desconto, para placa final zero, é no dia 16 de janeiro. A última data de vencimento da terceira parcela para os veículos com placa final nove é 21 de maio.

De acordo com o secretário de Fazenda, Joaquim Levy, quem pagar antecipado terá um desconto de 10%. O IPVA 2008 relativo a veículos terrestres deverá ser pago em cota única ou em três parcelas mensais, iguais e sucessivas.

- No caso de pagamento parcelado, a 1ª parcela incluirá o valor referente a 1/3 do imposto, 1/3 do valor das taxas devidas ao Detran e o valor integral do seguro obrigatório. Nas 2ª e 3ª parcelas, serão cobrados apenas os valores referentes a 1/3 do imposto e 1/3 das taxas devidas ao departamento de trânsito. Em cada uma das três parcelas será cobrada a taxa de serviço devida à instituição bancária explicou Levy.

Para consultar os valores, os interessados devem acessar o site da secretaria www.fazenda.rj.gov.br.