Começa a distribuição dos carnês de IPTU do Rio

JB Online

RIO - A distribuição de carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para 1,2 milhões de contribuintes, começa na quinta-feira, dia 10 de janeiro, e termina no dia 18 de janeiro. Os 700 mil proprietários de imóveis isentos do pagamento vão receber uma notificação, que confirma a situação fiscal. Quem não receber o carnê poderá pedir a segunda via, a partir do dia 21 deste mês, em um dos postos da secretaria municipal de Fazenda ou pela internet, no site www.rio.rj.gov.br/iptu. Em ambas opções é preciso ter em mãos o número de inscrição do imóvel.

Entre os dias 21 de janeiro e 15 de fevereiro, os locais de atendimento ao público vão ficar abertos das 9h às 17h. Depois dessa data, voltam a funcionar no horário normal, das 9h às 16h. As unidades localizadas em shoppings continuarão abertas das 10h às 22h, e aos sábados, das 10h às 16h. A lista de endereços dos postos pode ser obtida no site www.rio.rj.gov.br/smf.

As datas de pagamento variam de acordo com o número final de inscrição do imóvel.

Os carnês com final de 0 a 5 deverão ser pagos no dia 7 de fevereiro. Os com final de 6 a 9, no dia 8 de fevereiro. O tributo pode ser quitado em qualquer agência bancária, caixas eletrônicos, casas lotéricas e pela internet.

O pagamento pode ser efetuado em cota única, com 7% de desconto, ou em 10 cotas iguais.

Este ano, o imposto foi reajustado em 4,36%, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), calculado pelo IBGE.