Prefeitura oferece bolsas de estudos

Denise de Almeida, Agência JB

RIO - A prefeitura abriu nesta segunda-feira inscrições para 336 bolsas de estudos integrais e parciais, para ingresso na educação infantil e nos ensinos fundamental, médio, médio técnico, superior e curso pré-vestibular, em oito instituições de ensino. Os interessados em concorrer às oportunidades, devem comparecer, das 9h às 17h, a um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde vão receber todas as informações para a concessão das bolsas e serão informados se estão dentro do perfil estabelecido pela Comissão Gestora do Banco Carioca de Bolsas de Estudo.

Os candidatos devem ter renda familiar de até meio salário mínimo, por pessoa, apresentar certidão de nascimento ou identidade dos filhos, CPF e identidade do responsável, além dos comprovantes de escolaridade, residência e renda. Todos passarão por uma seleção, realizada por assistentes sociais da secretaria municipal de Assistência Social (SMAS), que inclui avaliação técnica, entrevistas e visitas domiciliares.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria 3973-3800. Os endereços dos CRAS e CREAS estão no site da (SMAS) www.rio.rj.gov.br/smas

Confira os prazos para inscrição e número bolsas de estudos

O Colégio Salesiano do Jacarezinho está com sete vagas, sendo cinco bolsas parciais, com descontos de 35%, e duas integrais para a educação infantil e o ensino fundamental. As inscrições vão até o dia 14 de janeiro. A filial do Riachuelo está com quatro vagas, sendo três bolsas parciais, com descontos de 50%, e uma integral para os ensinos fundamental e médio. As inscrições para estas vagas devem ser feitas até o dia 11 de janeiro.

O Colégio Hélio Alonso oferece quatro bolsas integrais para a educação infantil e o ensino médio. Nas Faculdades Integradas Hélio Alonso colocaram à disposição cinco bolsas integrais para os cursos superiores em Turismo, Publicidade e Jornalismo. As inscrições para ambas instituições vão até o dia 17 de janeiro. O vestibular da faculdade será realizado no dia 19 de janeiro.

No Jardim Escola Menino de Jesus são oito bolsas parciais, com descontos de 30%, para a educação infantil e o ensino fundamental. As inscrições vão até o dia 18 de janeiro. O Instituto Brasileiro de Contabilidade oferece 30 bolsas integrais para aqueles que desejam cursar Ciências Contábeis, Administração ou Economia, neste ano. Os interessados devem inscrever-se nos CRAS e CREAS até o dia 24 de janeiro. O vestibular do Instituto será realizado no dia 27.

O Instituto de Tecnologia ORT também oferece 30 bolsas integrais para os ensinos fundamental e médio técnico em ciência e tecnologia é. As inscrições para estas vagas vão até o dia 25 de janeiro.

O Centro Educacional da Lagoa (CEL) tem 90 bolsas parciais, com descontos de até 50%, para cursos pré-vestibulares. As vagas são para unidades no Cachambi, Ilha do Governador e em Ipanema. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de janeiro.