Férias: Planetário aposta em novas atividades para difundir astronomia

Débora Motta, Agência JB

RIO - Tornar a astronomia acessível para todos é a meta da Fundação Planetário, que aproveita o mês de recesso escolar para oferecer novas atividades. As sessões de cúpula e a colônia de férias são as atrações de janeiro do centro que tem a programação voltada para mostrar, na prática, o funcionamento do universo.

A Fundação Planetário começa o ano apresentando duas novas sessões de cúpula: A Janela Mágica e Desvendando o Sistema Solar . De acordo com o astrônomo Domingos Bulgarelli, bacharel pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em semiótica pela Pontifícia Universidade católica (PUC-SP), as sessões vão agradar ao público de todas as faixas etárias.

- "A Janela Mágica" é uma animação voltada para crianças, com 35 minutos de duração, que conta a história de um menino com um cachorrinho que faz uma viagem ao universo. O objetivo é introduzir os conceitos básicos da astronomia para o público infantil explica. - Já "Desvendando o Sistema Solar" é um documentário de 50 minutos sobre a origem e evolução do Sistema Solar e agrada bastante aos adultos.

Bulgarelli ressalta que assistir às sessões de cúpula é completamente diferente de ir às sessões normais de cinema.

- As sessões de cúpula são multimídia, o que as tornam uma experiência única. Além do projetor de slides, ocorre a intervenção do planetário e do projetor de estrelas. As cadeiras são reclináveis e a tela tem quase 180° diz o astrônomo, acrescentando que o público também será contemplado com horários extras, durante a semana, para as sessões.

Para o público infantil, a colônia de férias 'Brincando e aprendendo astronomia' é outra boa opção de entretenimento cultural. Crianças alfabetizadas de sete a nove anos vão se divertir, desenvolvendo brincadeiras que têm como tema a astronomia. Haverá turmas de 14 a 18 e de 21 a 25 deste mês, com 30 vagas cada. As inscrições já estão abertas.

- A colônia de férias não funciona em tempo integral. É um curso de astronomia, oferecido de 13h às 17h, de segunda a sexta. As crianças vão desenvolver a parte prática com observação na cúpula e identificação do céu, do movimento da Terra e das fases da Lua explica Bulgarelli.

A novidade deste ano da colônia de férias do Planetário é a 'Ciência Animada', que usa o cinema de animação para divulgar a ciência.

- As crianças vão elaborar um filme de animação a partir de massinhas de modelar, com temas científicos. Com os moldes prontos, os trabalhos serão fotografados utilizando a técnica de stop motion. Uma peça de teatro, 'Nós Somos o Universo', também será encenada no final do curso diz o astrônomo.

Bulgarelli conta que a colônia de férias ajuda a fazer da astronomia a futura profissão de crianças.

- Esse curso já existe há 15 anos e conheço alguns ex-alunos que optaram pela profissão de astrônomo depois do primeiro contato com a carreira aqui no Planetário diz Domingos Bulgarelli, que tem 27 anos de casa.

Além dos horários aos sábados, domingos e feriados, a instituição oferecerá sessões de terça a sexta-feira, durante janeiro. Nos fins de semana, todos pagam meia-entrada (R$ 6), com direito a visitar os experimentos interativos do Museu do Universo e a exposição "Pequenos Companheiros". O Planetário fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea, Zona Sul do Rio. Outras informações pelo telefone (21) 2540-0610.