Aumento do poder aquisitivo eleva em 7% vendas nos shoppings do Rio

Alana Gandra, Agência Brasil

RIO - As vendas nos shoppings fluminenses subiram em média 7% em dezembro, quando comparadas ao mesmo mês de 2006, por causa do maior poder aquisitivo da população. Segundo o diretor executivo da Associação dos Lojistas em Shoppings Centers do Estado do Rio de Janeiro (Aloserj), Gilberto Catran, o crescimento foi provocado pelo aumento do consumo do chamado 'ramo mole do comércio', que inclui os setores de vestuário, calçados e acessórios.

- A maior parte das vendas foi de roupa - afirmou Catran, destacando também a participação de artigos eletroeletrônicos.

Com o início das promoções em lojas para giro do estoque, a expectativa da Aloserj é que o crescimento das vendas se mantenha no mesmo patamar em janeiro.

Em 2007, as vendas no estado tiveram crescimento real (descontada a inflação) de 4% em média. De novo, a expansão foi influenciada pelo ramo mole, com destaque para vestuário feminino.

Catran prevê que o setor apresente este ano um crescimento semelhante ao do ano passado, entre 4% a 6%, com o bom desempenho do ramo de vestuário.