Ação da Cidadania leva cultura e cidadania ao Aterro do Flamengo

Agência JB

RIO - A Ação da Cidadania promove, neste domingo, o evento "Domingo no Parque", que acontece das 9h às 12 horas, no Aterro do Flamengo, como parte integrante da 15ª edição da Campanha Natal sem Fome dos Sonhos.

Dirigida ao público infantil, a programação conta com a participação de contadores de histórias, repentistas, atores, poetas e músicos, que se apresentarão nas sete tendas montadas no canteiro próximo à pista sentido Centro, na altura da passarela da Rua Paissandu. As tendas também servirão como postos de coleta de livros infanto-juvenis e brinquedos para a campanha Natal sem Fome dos Sonhos.

Entre as atrações, estão os espetáculos "Natal Cantado", da Cia. de Encenações Musicais, e o musical infantil "Escola Musical". Os grupos Teatro do Anônimo e Companhia do Ato farão apresentações circenses, com palhaços, malabares e pernas-de-pau. Uma das tendas trará a literatura africana, com o grupo de contadores de histórias "Karingana ua karingana" e o escritor angolano Zetho Gonçalves, em um recital de poesias.

A literatura de cordel e o repente também estarão presentes na voz do cantor e compositor nordestino Marcus Lucenna, acompanhado de seus músicos. Rute Casoy vai revelar o universo da mitologia nativa com a contação de histórias indígenas. Além das apresentações, haverá recreação com balões de gás para modelagem.

A partir das 10h, as lideranças dos comitês da Ação da Cidadania farão uma caminhada com cerca de 150 "carrinhos", que funcionam como bibliotecas móveis em comunidades do Rio e integram o Projeto Espaço de Leitura. A saída da "carreata" será na altura da Rua Paissandu, seguindo em direção à Rua Dois de Dezembro, pela pista sentido Centro.

Criado pela Ação da Cidadania em 2006, o projeto Espaço de Leitura tem como objetivo estimular o hábito da leitura em crianças e jovens de baixa renda, como forma de combate ao analfabetismo funcional. Segundo dados do IBGE (PNAD 2006), no Estado do Rio há 2.271.000 pessoas cerca de 15% da população - com menos de quatro anos de estudo e incapazes de compreender um texto.

O evento "Domingo no Parque" ratifica o Aterro do Flamengo como um ponto tradicional da Campanha Natal sem Fome dos Sonhos, em todas as suas edições. A expectativa da Ação da Cidadania é aumentar a arrecadação da campanha, que até o momento está muito aquém do ano passado neste mesmo período.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no telefone 0800-20-2000 ou no site www.acaodacidadania.com.br