ASSINE
search button

OAB-RJ entregará documento contra polícias à ONU

Compartilhar

Ernani Alves , Portal Terra

RIO - A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ), Margarida Pressburger, informou na noite desta terça-feira que vai entregar um manifesto contra a política de segurança de confronto do governo fluminense ao relator da ONU para assuntos de execuções sumárias, Philip Alston. Ele está no Brasil desde o último final de semana para avaliar a atuação das polícias.

O documento repudiando as ações nas favelas cariocas foi elaborado pela OAB e assinado por cerca 300 pessoas, entre juízes, desembargadores, parlamentares e artistas como Gabriel O Pensador, Beth Carvalho e Marcelo Yuka.

Yuka criticou as recentes declarações do governador Sérgio Cabral sobre a atuação da polícia nas favelas. - Essa questão de que uma bala em Copacabana não tem o mesmo peso que uma bala no morro da Coréia e associar aborto com combate à violência é algo perigoso -, destacou.

O artista ficou paraplégico ao ser atingido por tiros, quando tentava salvar uma vítima de assalto na Tijuca, na zona norte da capital fluminense. - Não podemos concordar com o combate à violência com violência. Isso provoca um efeito colateral. É uma política de segurança que vai trazer conseqüências graves para essas pessoas das comunidades pobres -, disse Yuka.