GM homenageia agentes que se destacaram no exercício das funções

Agência JB

RIO - A Guarda Municipal do Rio de Janeiro realiza nesta terça-feira, às 10h, na sede da instituição (Avenida Pedro II, 111, São Cristóvão), a entrega do Destaque da Guarda, homenageando 48 agentes que se destacaram no cumprimento de suas funções no período de julho a setembro de 2007.

Das 45 ocorrências indicadas, 14 foram selecionadas pelo comando da GM-Rio, a partir de valores imprescindíveis à profissão de guarda municipal, como iniciativa, solidariedade, perspicácia, disposição, coragem, educação e boa vontade.

Entre as ocorrências premiadas, há atuações em casos de afogamento, incêndio, atendimentos a pessoas perdidas em trilhas e perseguição a assaltantes, com guardas atuando em dupla, em equipe ou mesmo sozinhos.

Esta é a 25ª edição do Destaque da Guarda, que já homenageou um total de 1.120 agentes. Criada em 1997, a premiação é realizada sem interrupção desde 2001, quando o Tenente-Coronel Carlos Moraes Antunes assumiu o comando da instituição. Além de certificado e um dia de folga, os agentes recebem bonificações em dinheiro, 20 delas no valor de R$ 300,00, definidas por sorteio.

Os não contemplados no sorteio recebem bonificações de menor valor, mas nunca inferior a R$ 100,00. Para prestigiar ainda mais os guardas com atuação destacada, as últimas cerimônias têm tido a presença das pessoas atendidas nas ocorrências premiadas.

Concedido a cada três meses, o Destaque da Guarda é uma das três homenagens prestadas pelo comando da GM-Rio aos servidores que se destacam no dia-a-dia. Há ainda a medalha Além do Dever, que desde 1996 distingue guardas que praticam ações acima de sua competência, e o Homenageado do Mês, implantado em 2003 para reconhecer o valor de funcionários que atuam em setores administrativos.