Agência JB
RIO - Policiais da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (DELEMAPH), que realizavam operação de repressão ao tráfico de animais silvestres e obras de arte, na Rodoviária Novo Rio, identificaram LAERCIO, um conhecido ladrão de obras de arte, acompanhado de 3 pessoas e portando diversas malas.
Laércio tinha desembarcado na Rodoviária e foi seguido pelos policiais até um hotel na Zona Sul, onde alugou 2 quartos.
Em seguida, o grupo se dirigiu até a Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, onde os 3 comparsas permaneceram durante 3 horas realizando diversas consultas em obras do acervo. Os policiais deram ordem de prisão a Laércio, em face da existência de mandado de prisão em aberto no Estado do Paraná .
O preso admitiu que trazia obras na bagagem. Nos quartos do Hotel, foram apreendidos cerca de 200 itens, entre livros e litogravuras de Debret, algumas com carimbos de instituições em Pernambuco, Bahia e Belém. Os quatro foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficará disposição da justiça.