Agência JB
RIO - O governo do estado e a Metrô Rio vão inaugurar, nesta terça-feira, um Posto Avançado da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa de Terceira Idade, na estação Siqueira Campos de Copacabana. Autoridades vão descerrar a Pedra Fundamental na Praça Siqueira Campos, onde será construída a delegacia que terá três andares, numa área de 130 mª doada pelo Metrô Rio.
Estas parcerias são muito importantes para a conclusão do Programa Delegacia Legal, que já conta com 101 unidades implantadas. O estado também celebrou convênio com o Tribunal de Justiça e com as prefeituras de Rio das Ostras, Quissamã e Macaé informou César Campos, Coordenador do Programa Delegacia Legal
O posto será instalado provisoriamente dentro da estação Siqueira Campos e será integrado ao Programa Delegacia Legal. A inauguração da unidade faz parte das comemorações do Dia Internacional do Idoso (lei nº 11.433, de 28.12.2006), celebrado no dia 1º de outubro.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal, (órgão vinculado a Secretaria de Segurança Pública), ficará responsável pelo projeto arquitetônico, implantação da tecnologia, montagem (eletro-eletrônico, mobiliário, material permanente e material de consumo) e treinamento dos profissionais. O Metrô Rio será responsável pela cessão da área e patrocínio das obras de instalação da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa de Terceira Idade em Copacabana.
Após concluída, a unidade terá computadores conectados a Central de Dados do Programa Delegacia Legal. A nova unidade policial também terá delegada, policiais, viaturas, atendentes universitários, profissionais de serviço social e psicologia com experiência em atendimento ao público e um síndico. Todas as unidades do Programa são compostas por setor de investigação preliminar e de seguimento, duas salas de custódia, uma para o delegado titular, copa e sanitários para policiais e público, com adaptação para usuário de cadeira de rodas.