Alunos de escolas públicas podem ir ao teatro

Agência JB

RIO - Alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro poderão assistir ao espetáculo teatral Uma História Especial dedicado ao público infanto-juvenil, que fará uma viagem pela história da aviação e do petróleo. Baseado na obra homônima de Patrícia Engel Secco, o projeto - que esse ano está em sua sexta edição - tem por objetivo levar cultura a todo o país.

O espetáculo, que já foi apresentado em cidades como São José dos Campos, Santos, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e Curitiba, chega ao Rio de Janeiro nesta terça-feira e será encenado, às 10h e às 14h, no Teatro Marista Rua Conde do Bonfim 1067, Tijuca.

A peça conta a história de Daniela (Dani), uma garota inteligente, que resolve convidar seu amigo Beto para ajudá-la com um trabalho de História sobre os dirigíveis. Beto, que também tinha que realizar uma pesquisa sobre os dinossauros, topou com entusiasmo ajudá-la. Juntos, descobrem que o petróleo e os dirigíveis têm muita coisa em comum, já que o petróleo vem do acúmulo de matéria orgânica depositada no fundo dos mares e lagos, que, com o passar dos anos, foi recoberta por camadas de rocha e terra.

Neste processo de aprendizagem, Dani e Beto relacionam a decomposição daqueles seres gigantescos à formação do petróleo - um mineral conhecido como ouro negro por gerar uma série de outros produtos como a gasolina, o gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha), tintas, tecidos sintéticos, plásticos, entre outros.