ASSINE
search button

Policiais militares prontos para policiamento comunitário

Compartilhar

Agência JB

RIO - O curso de promotor de Polícia Comunitária - coordenado pelo ISP (Instituto de Segurança Pública) - forma, nesta quinta-feira, 700 policiais militares da capital. A cerimônia de encerramento do curso será na Academia de Polícia Militar Dom João VI. Na próxima sexta-feira, no 12º Batalhão da Polícia Militar, acontecerá a formatura das turmas de Niterói, com 132 policiais.

O principal objetivo do curso é ampliar uma filosofia e uma mudança de prática na área de segurança, fundamental para o Rio de Janeiro e para o país que é a possibilidade de repensar o que é a segurança pública e a segurança cidadã.

A capacitação dos policiais militares visa à disseminação da filosofia de Polícia Comunitária, fundamentada na parceria entre a população e as instituições de segurança pública para que juntas identifiquem e busquem soluções para problemas de criminalidade. Direitos humanos, mobilização social, relações interpessoais, formas de intervenção e mediação de conflitos e Polícia Comunitária e sociedade foram algumas das disciplinas ministradas.

O curso Promotor de Polícia Comunitária é fruto da associação do ISP ao acordo de cooperação técnica da Secretaria Nacional de Segurança Pública e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, intitulado Projeto Medalha de Ouro: Construindo Convivência e Segurança.

A solenidade de formatura do curso na Capital será às 17h30 desta quinta-feira (27/9), na Academia de Polícia Militar Dom João VI, na Avenida Marechal Fontenele, nº 2906, em Sulacap.

Em Niterói, a entrega dos certificados de conclusão de curso será na sexta-feira (29/9), às 16h30, no 12º Batalhão da Polícia Militar, na Avenida Jansen de Melo, s/nº.

Estarão presentes na cerimônia o subsecretário de Segurança, Márcio Derene, o comandante da Polícia Militar, coronel Ubiratan ngelo, o chefe de Polícia Civil, Gilberto Ribeiro, e outras autoridades da área de segurança.