Agência JB
RIO - No Dia Nacional do Idoso (27 de setembro), o Sesc Rio realiza uma grande ação com serviços de saúde e atividades sociais, esporte, lazer e educação, na Praia de Copacabana (entre as ruas Constante Ramos e Santa Clara - Posto 4 e 5). Todas são gratuitas e abertas ao público em geral.
No esporte, os idosos poderão praticar exercícios a partir das 7h, fazendo aulões de vôlei, ginástica, alongamento e tae-chi-chuan. Para saber como chegar lá com uma saúde de ferro é preciso escolher muito bem tudo o que come. Uma palestra, às 8h, vai ensinar algumas dicas de como se ter uma alimentação saudável. Com percurso de aproximadamente 4 quilômetros, os idosos sairão às 9h, numa caminhada até o final do Leme.
Na saúde serão montadas três tendas com serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicose, colesterol, triglicerídios, auto-exame da boca e orientação nutricional. Folhetos explicativos sobre o controle da obesidade, o sedentarismo e o estresse (distribuídos para a população em geral) serão distribuídos.
Com tintas coloridas e a imaginação correndo solta a Oficina de artes, As cores da Vida, será um grande tapete floral - sobre um tecido, onde os participantes poderão criar livremente diversas flores pintadas e impressas em múltiplas combinações e técnicas.
Já a oficina A Rua - Como Conviver com as barreiras arquitetônicas, tem como finalidade de recriar o meio urbano e orientar quanto às barreiras com os quais os idosos convivem no dia-a-dia. Na areia da praia, serão montados espaços que representam os obstáculos que a terceira idade têm de enfrentar em muitas ocasiões, como calçadas irregulares, buracos, bueiros, raízes de árvores, pisos irregulares, pedras portuguesas, poça d'agua, degraus, pisos escorregadios, buracos, entre outros.
Aqui, o desafio está em juntar as notas e, delas, tirar música. A apresentação do grupo O'Passo: Batuques e Canções do Brasil, utiliza música e instrumentos para enfatizar a criatividade, a percepção e a espontaneidade.