ASSINE
search button

Ex-delegado da PF é preso em Teresópolis

Compartilhar

Agência JB

RIO - Agentes das superitendências da Políciai Federal (PF) do Rio e de São Paulo prenderam nesta terça-feira, em Teresópolis, Região Serrana do Rio, o ex-delegado da PF, Carlos Leonel da Silva Cruz, que estava foragido da justiça. Contra ele, haviam mandados de prisão expedidos pela 1ª e 2ª Varas Federais Criminais de São Paulo.

Cruz é acusado de ser o mandante do assassinato do também delegado da PF, Alcioni Serafim de Santana, Corregedor de Polícia em São Paulo, que investigava crime de concussão (extorsão praticada por servidores públicos) cometido pelo ex-delegado e outros policiais. A Corregedoria suspeitava que Cruz, então lotado na Delegacia de Polícia Fazendária de São Paulo, atuava como chefe do grupo que extorquia empresários envolvidos em corrupção de menores.

O assassinato ocorreu em 1998, na Vila Mazzei, Zona Norte de São Paulo, quando o Corregedor saía de casa acompanhado de sua esposa. Cruz foi julgado e condenado a 28 anos de reclusão. Em virtude da pena ter sido superior a 20 anos, foi submetido a novo júri, tendo sido então absolvido por 4 votos a 3. O Ministério Público recorreu do veredicto e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região determinou que fosse realizado um novo julgamento. Cruz não compareceu, tendo sido expedido mandado de prisão preventiva em razão disso.

O ex-delegado Cruz também vinha sendo procurado pela 2ª Vara Federal de São Paulo em processo em que foi condenado por seqüestro e cárcere privado.