Festival de Inverno de Petrópolis promete aquecer a serra

Bruno Machado, Agência JB

RIO - Festival de Inverno de Petrópolis acontece entre os dias 29 de junho e 15 de julho. O evento leva para a região serrana uma extensa programação cultural, nesta 7ª edição serão mais de 40 eventos acontecendo em nove espaços de Petrópolis (Praça da Liberdade, Catedral São Pedro Alcântara, Museu Imperial, Teatro Municipal Paulo Gracindo, Solar do Império e Palácio de Cristal) e dois em Itaipava (Garage Salles e Armazém Digital, no Shopping Estação). Para cada espaço foi concebido uma programação especial, onde se levou em consideração o cenário e a atmosfera do local.

Importantes artistas e conjuntos internacionais participarão do Festival nesta edição. Entre eles a Philadelphia Youth Orchestra, sob a regência do Maestro Louis Scaglione, o Coral norte-americano da Universidade de São Francisco, sob a regência de Michael Wayne Smith, o Trio Modigliani da Itália, o violinista tcheco Joroslav Sonsky, entre muitos outros. A programação deste ano foi elaborada com especial ênfase para a música clássica e concebida com o intuito de formar novas platéias para este gênero. Com esta finalidade, todos os concertos são precedidos de comentários com o intuito de permitir uma maior compreensão do programa pelo público.

A programação do festival inclui ainda a apresentação de espetáculos teatrais como a comédia A Mulher Invisível, com Zezeh Barbosa, e A Alma Imoral, com Clarice Niskier, orquestras como a Rio Jazz Orchestra e a Sinfônica do Teatro Municipal, shows com artistas como Leila Maria, Alaíde Costa, João Carlos Assis Brasil, Leo Gandelman e Claudio Dauelsberg, e o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que dançará Copélia, e trechos de O Lago dos Cisnes.

Os ingressos serão vendidos a preços populares e muitos espetáculos oferecem ingressos gratuitos mediante a doação de um agasalho em bom estado ou lata de leite em pó. Os ingressos podem ser adquiridos nos locais dos eventos. Uma campanha beneficiará 20 entidades beneficentes de Petrópolis e Itaipava.