Obras do Corredor Viário de Niterói começam em 120 dias

Agência JB

RIO - As obras civis para construção do Corredor Viário da Alameda São Boaventura, Avenida Feliciano Sodré e Rua Saldanha Marinho, em Niterói, devem ter início nos próximos 120 dias. A informação foi dada nesta quinta-feira (19/4) durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Niterói.

Desenvolvido pela prefeitura de Niterói em parceria com Secretaria estadual de Transportes, o projeto de remodelar as vias irá melhorar e desafogar o trânsito no centro de Niterói e nos acesso à Ponte Rio-Niterói, além de facilitar a integração com as barcas.

Durante a audiência, secretário de Transportes, Julio Lopes, explicou que a construção do Corredor Viário é fundamental, porque irá contribuir para a reestruturação de toda a região.

- Estamos nos empenhando na sua realização. A obra deverá começar no final de julho ou início de agosto e o prazo de conclusão para todo o projeto é março de 2008 informou Lopes.

O projeto prevê que as pistas centrais da Alameda São Boaventura sejam utilizadas, exclusivamente, pelos ônibus e as laterais pelos demais veículos. Ao longo da avenida, na parte central, serão construídos seis pontos de ônibus cobertos para embarque e desembarque de passageiros. Um sistema de sinais será instalado ao longo da via para facilitar a travessia da população. Também está prevista a recuperação paisagística do local, para que seja resgatada a beleza da avenida.

De acordo com o projeto, na Avenida Feliciano Sodré os ônibus irão trafegar nas pistas laterais e os carros nas centrais. Assim, a avenida, que recebe a maior parte dos veículos vindos da Alameda São Boaventura, da Niterói-Manilha e da Ponte, ganhará mais fluidez. Tanto os ônibus que passarem pela Alameda, quanto os que passarem pela Feliciano Sodré, terão suas velocidades monitoradas através de um centro de controle, que também medirá o tempo entre um coletivo e outro. Com estas medidas, a previsão é que o trajeto fique mais seguro e rápido. Com relação à Rua Saldanha Marinho, está prevista a construção de uma ponte que ligará o centro da cidade à rotatória da Avenida Jansen de Mello.

Publicado na terça-feira (17/4) no Diário Oficial, o edital para a realização das obras civis do Corredor Viário determina que as propostas das empresas interessadas em realizar a obra sejam entregues até o dia 21 de junho.

As informações são da Secretaria de Comunicação do governo do estado.