Avião de Santos Dumont vai sobrevoar o Rio

Rafael Sento Sé, Agência JB

RIO - O Pai da Aviação será lembrado durante o Red Bull Air Race, corrida de caças que acontece no sábado. Uma réplica da Demoiselle, o segundo avião construído por Santos-Dumont, sobrevoará a Baía de Guanabara ao lado de um supersônico F-5 da Força Aérea Brasileira no encerramento do evento, entre 16h50 e 17h. A Demoiselle deve decolar do Aeroporto Santos-Dumont às 16h30.

A aeronave foi construída pelo empresário e entusiasta da aviação Fernando de Arruda Botelho, que vai pilotar a réplica sobre o Rio. Este não é o primeiro vôo da réplica. Fernando já fez a travessia entre Angra dos Reis e Paraty em 55 minutos. As apresentações fazem parte do Projeto Demoiselle, do Instituto Arruda Botelho.

Além de resgatar a história da aviação e de divulgar o nome de Santos-Dumont mundialmente, o empresário faz um trabalho de conscientização. "Os brasileiros precisam estar cientes da importância da aviação para um país de dimensões continentais como o Brasil", afirma.

Uma outra réplica da Demoiselle, que recebeu este apelido dos franceses em 1907 devido a sua semelhança com uma libélula, estará na Cinelândia ao lado de um P-47, caça utilizado pelos brasileiros durante a 2ª Guerra Mundial.